sexta-feira, 22 de abril de 2016

Literatura - Resenha do Livro "Os 13 porquês"

Fonte: mcardosoescritora.blogspot.com

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Fonte: Saraiva.


Fonte: faltouacucar.com
Resenha: "Os 13 porquês", escrito por Jay Asher, é um livro de romance com suspense. Nele, Clay Jensen, um jovem, recebe uma caixa de fitas cassetes em sua casa. São estas fitas que mudarão muitas coisas as quais ele "achava que conhecia". O áudio que estava naquelas fitas era algo que ele nunca imaginaria escultar. Era a voz da Hannah Baker, uma garota a qual ele já havia ficado e que suicidara há duas semanas,

No total eram sete fitas, seis com os dois lados, e a sétima, apenas com um número treze estampado. Ao ouvir as primeiras frases de Hannah pelo tocador de fitas velho de seu pai, Clay ficou assutado. Nestas fitas haviam treze histórias, treze motivos pelos quais decorreu-se no suicídio da jovem. As fitas deveriam ser repassadas a diante após cada pessoa que as recebeu já ter ouvido-as. E pelo fato de ter recebido, Clay era um dos motivos do suicídio, assim como as demais pessoas que já receberam a caixa ou que iriam recebe-la.

O romance de Jay Asher se baseará em retratar por meio de duas narrações o desenrolar dos segredos que permeiam o desfecho de Hannah Baker. Há a narração do jovem Clay Jensen, que demonstra detalhadamente o que se passa em sua cabeça, as aflições e os temores a cada história apresentada pela voz da já morta, senhorita Baker. A outra narração é a que sai pelo áudio das fitas, Hannah, narra sucintamente a cada fita, os motivos e as causas de sua morte. Ela se direciona aos culpados, deixando claro todos os acontecimentos que a afligiram e que se foram juntando, formando uma bola de neve, decorrendo-se em sua ação suicida.

Fonte
O leitor acompanhará todos os detalhes que se passam na cabeça de Clay, o caminho que ele faz seguindo o mapa que Hannah havia deixado. A forma como os personagens vão se encaixando nesta bola de neve, a desgastante vida de Hannah. Até as últimas palavras da garota.

O livro é envolvente, todavia, poderia haver mais elementos na história que tornasse-a concitante. É um romance um pouco diferente, mas este suspense destacado na sinopse deixa a desejar. Esperava muito mais de "Os 13 porquês", algo mais macabro e sombrio nesta história, que tirasse as tramas fracas que se encontram na obra. Enfim, não me agradou tanto, mas a leitura é boa, e vale a pena ler para conhecer esta narrativa.

Aguardo vocês nos próximos posts. Comentem a resenha. Um grande abraço!


Por Lucas Afonso de Souza.

2 comentários:

  1. Olá, Lucas!
    Esse livro tem muita importância pra mim. Quando o li pela primeira vez, eu estava passando por vários problemas familiares e na escola, e entendia muito bem a Hannah. O livro me marcou demais, e me chocou muito, principalmente por causa do suicídio. Eu sempre recomendo essa história como um jeito de nós aprendermos a ser mais sensíveis com as pessoas ao nosso redor. Mas levei muito tempo para entender o final, e ainda tenho vontade de ler de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lethycia, é um bom livro para repensarmos na forma em que tratamos as pessoas. Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...