sexta-feira, 3 de junho de 2016

Cinema - Resenha de "Noé"

Sinopse: Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.

Fonte: Adoro Cinema

Capa do filme (Fonte: Adoro Cinema).
Resenha: Estreado pelo cinema norte americano, o filme "Noé" é uma grande produção cinematográfica do ano de 2014 dirigido por Darren Aronofsky. É baseado em uma história bíblica, a qual é muito conhecida, devido a criação de uma imensa arca para salvar a vida de todos os pares de animais e a família de Noé que encaram um grande dilúvio mandado por Deus. 

Noé é um homem que vive em fé, buscando sempre orar a Deus por tudo que ele fazem sua vida. Constrói uma família, com a esposa Naameh cuidam de seus três filhos Sem, Cam e Jafé. O patriarca começa a ter sonhos enigmáticos, que produzem alguma interpretação na mente de Noé: que os seus devaneios são uma espécie de aviso do Criador, algo que ele queira que Noé saiba. Para buscar a compreensão do comunicado, ele e sua família arpam para o lugar onde vive o seu tio, Matusalém, um homem sábio com poderes divinos. No caminho, eles encontram uma garota ferida, chamada Ila, e passam a cuidar dela.

A partir da ajuda de Matusalém, Noé descobre que Deus está preparando uma espécie de purificação na terra. Um grande dilúvio irá inundar o planeta, exterminando os homens, seres que mergulharam no pecado e se imergiram em vidas impuras e cruéis. A missão de Noé e sua família é construir uma grandiosa embarcação para salvar suas vidas e também a de todas as espécies existentes de animais. O propósito do Criador é extinguir o pecado no mundo e recomeçar a vida na terra a partir de uma única família e suas criações da natureza.

No decorrer do longa, a família passa por ameaças, um grande grupo de homens e mulheres querem entrar na arca para poderem se salvar. Noé, com sua fé e determinação, resiste-se e se empenha a salvar e dar continuidade ao importante projeto de Deus.

Noé e sua esposa, Nameeh (Fonte: G1).

Encontram-se também no filme, algumas cenas com teor de drama e fantasia, a última evidenciada no fato de Matusalém possuir poderes mágicos. Ila engravida do filho mais velho de Noé, Sem. A gravidez para Noé vai contra aos planos de Deus, e com isso o fanatismo religioso dele passa a infligir a vida do jovem casal e a contrariar Naameh.

A narrativa presente no longa possui, em muitos momentos, aspectos de verossimilhança, todavia, foge do enredo da passagem bíblica. O filme está adaptado para uma linguagem de cinema que preza muito pelo apelo comercial, ou seja, por tramas e efeitos que chamam a atenção do público para se lucrar mais com o produto. Os Guardiões, seres criados pelo diretor Aronofsky, são um bom exemplo desta adaptação para cativar as pessoas que assistem ao filme. A adaptação se demonstra como um bom filme, com cenas emocionantes e grandiosas. Uma boa opção àqueles que gostam de assistir a gêneros épicos. 


Por Lucas Afonso de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...