sexta-feira, 29 de julho de 2016

Análise de música - "Pretty Hurts" - Beyoncé





Como forma de aprofundamento das publicações musicais do Blog resolvi fazer análises de letras musicais que me chamam a atenção. Assim, podemos trocar ideias a respeito de músicas que nos agradaram ou das quais não gostamos. Afirmo aqui minha paixão por música, uma arte que para mim possui um impacto gritante em nossa sociedade, mas que infelizmente não possui produções que possam acrescentar algo em alguém.

Tenho em mente que é super válido uma música apresentar em sua letra uma discussão pertinente e que possa gerar reflexões pelos ouvintes. As músicas são formas de externização de nossos sentimentos, aflições, angústias, denúncias, inquietudes, alegrias. Desta forma, ela é um instrumento em que o homem tem a possibilidade de utilizá-la para que possa fazer nela a sua expressão, 

Beyoncé em cena gravada para o videoclipe oficial de "Pretty Hurts" (Fonte: Ipop Club).

Pretty Hurts - Beyoncé

Encontra-se no vídeo acima toda a letra da música em sua versão original (língua inglesa). Esta é mais uma produção musical interpretada por Beyoncé que carrega um cunho engajado em seu escrita. Perfaz-se uma imagem da cantora americana de artista completa, a qual além de cantar muito bem e se apresentar como uma pessoa simpática, ela trabalha com canções inteligentes, que nos passam mensagens de relevância social.

"A Beleza Machuca", título da música em português, é extremamente crítico e ressalta discussões que vão além do que está. Estabelece-se ao longo da música a questão dos padrões de beleza instituídos pela sociedade. Um padrão que impõe uma estética imposta às mulheres, e que as fazem buscar uma adequação ao que foi imposto, deixando de ser elas mesmas para serem o que os outros querem que elas sejam.

O trecho "perfection is the disease of a nation" (a perfeição é a doença de uma nação) traz a ideia de enfermidade aplicada àqueles que almejam incessantemente ficaram perfeitos a olhares alheios. A doença da sociedade capitalista de viver de determinismos que restringem a liberdade das pessoas.

Quando a música nos traz a mensagem de que é a alma que necessita de cirurgia, ironicamente e criticamente, nos demonstra que produções musicais servem para a manifestação de angústias e podem fazer isso muito bem. A letra então prega, que é preciso reparar primeiro a alma, sua integridade psicológica, para repensar atitudes precipitadas e errôneas que querem mudanças e adaptações repentinas no corpo humano em busca da perfeição tida como inalcançável.


Por Lucas Afonso de Souza.


3 comentários:

  1. Adorei a ideia de analisar as músicas, Lucas!
    Eu senti toda a mensagem da música quando vi o clip pela primeira vez. Tenho gostado bastante das músicas da Beyoncé com críticas sociais.
    Continue com essas análises! Tem muita música nacional e internacional boa pra fazer a gente refletir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da ideia, espero mesmo poder trazer aqui músicas muito boas e de extrema qualidade. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Amei a analise, e ficarei atenta as proximas <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...