terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Universidade - Os eventos acadêmicos

Quando iniciamos na vida universitária nos deparamos com várias oportunidades de aprendizado e conhecimento. Eventos como congressos e simpósios são essenciais no processo de formação não só do graduando como também do pós-graduando. Após ter iniciado este ano a minha graduação em Jornalismo participei de alguns eventos acadêmicos que proporcionaram a mim o contato com diversos saberes distintos.

Logomarca do evento (Imagem: Rep. / Intercom).
Minha primeira experiência em um congresso na graduação foi no XVIII Congresso das Ciências de Comunicação da Região Centro-Oeste. Conhecido como Intercom, este congresso visa reunir profissionais, acadêmicos e pesquisadores da área de comunicação, isto é, pessoas ligadas ao Jornalismo, às Relações Públicas e à Publicidade e Propaganda. Este encontro que ocorreu entre os dias 19 e 21 de maio de 2016 na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia, foi importante para mim tanto para o meu conhecimento quanto para entender mais o que eu estou estudando e com o que eu me envolveria a partir deste ano.

No Intercom, há mesas redondas, palestras e debates que discutem assuntos e questões relevantes a serem pensadas e refletidas pelos comunicólogos e aspirantes do estudo de comunicação. Os estudantes não ficam de fora do evento, podendo participar como expositores em trabalhos para o público. Essas apresentações que abarcam diferentes áreas são muito interessantes e nos mostram a percepção de cada um ali, que são de diferentes lugares. É, assim, uma oportunidade única de conhecer pessoas, dialogar com vários pensamentos, lidar e conviver com a pluralidade dentro do campo de atuação que o comunicólogo atua.

Outro evento de destaque que também se encontra ligado ao que estudo e que participei em 2016 foi o I Congresso Epistemologias do Sul - Perspectivas Críticas. Realizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná na Universidade Federal de Integração Latino-americana (UNILA), o "Epistemologias do Sul" foi uma experiência sensacional e maravilhosa que tive em novembro do ano passado. O evento se tratou da discussão primordial acerca do papel das minorias sociais e de suas várias formas de produzir conhecimento em relação ao poder hegemônico estadunidense e europeu.

Minha apresentação no grupo de trabalho que abordou outros tipos de narrativas jornalísticas
(Foto por: Ludmilla).

Logomarca do evento (Imagem: Rep. / website).


Tive a honra de além participar como ouvinte, também de ser coapresentador em um grupo de trabalho. No trabalho que apresentei discutimos sobre um outro tipo de jornalismo que trabalhe com a narrativa que valorize os silenciados, uma narrativa viva composta por múltiplos sujeitos. Poder assistir às falas dos grupos de trabalhos foi essencial para adquirir novos olhares sobre o que estava sendo abordado nos diálogos. Este congresso trouxe vários latino-americanos como sujeitos fundamentais na produção de conhecimento oriundo do sul.

Minha proposta com esta publicação é enaltecer a importância dos eventos acadêmicos na vida do estudante. É com eles que aprimoramos nossos saberes e adquirimos novos para poder processar uma formação mais qualificada, que vá muito além daquilo que aprendemos dentro da sala de aula. É de fato, valorizar a prática de extensão disponibilizada pelas instituições de ensino.

Espero que gostem desta nova coluna "Universidade", nela trarei assuntos e questões relacionados ao ambiente universitário. Tanto como questões que presencio quanto outras discussões que são pertinentes neste espaço. Um grande abraço à tod@s! Obrigado pela visita!


Por Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...