terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Diário de Viagem - A Foz das Maravilhas


Maravilhoso arco-iris nas Cataratas do Iguaçu (Arquivo pessoal).

Em outubro deste ano eu e mais alguns colegas recebemos um convite de um professor para viajar a Foz do Iguaçu, no Paraná, para participar de um congresso que nos interessaria em apresentar sobre o que estávamos produzindo. Sinceramente, não pensei que iria dar certo esta viagem, até porque a Universidade que estudo está passando por alguns corte assim como as demais instituições de ensino federal. Mas, contrariando o que estava pensando sobre esta possibilidade, a viagem deu certo. E no dia 6 de novembro estávamos, eu e minha colega (os demais já estavam em Foz) arpando para novas experiências em terras sulinas.

Autor do blog nas maravilhas (Arquivo pessoal).
A viagem, como foi realizada de ônibus, durou várias horas, 24 horas para ser mais preciso. Mas, todo esse tempo se passou rapidamente, pois, as conversas com minha colega renderam muito, e assim, aproveitamos bastante no caminho e as que pareciam intermináveis horas sentados no ônibus se decorreu de modo rápido com diversos assuntos. No dia 7 de novembro chegamos na cidade de destino. Muitas coisas nos aguardavam. E mal esperávamos que essa viagem seria extremamente maravilhosa.

Ficamos hospedados em um hostel excelente, com ótimo atendimento e boas acomodações (recomendo realizar reservas pelo booking.com). O mais interessante foi compartilhar o quarto com várias pessoas de vários lugares, apesar de minha intuição dizer que todos em que compartilhamos o quarto eram alemães. Poder estar em um mesmo lugar com pessoas diferentes de línguas diferentes é de certo modo enriquecedor, observar o outro com seus modos, perceber a diferença, produzir um diálogo intercultural.

Vista do Rio Paraguai, à direita Brasil e à esquerda Paraguay
(Arquivo pessoal).
Fomos participar do "I Congresso Epistemologias do Sul - Perspectivas Críticas", uma ótima oportunidade para aprender muito. Assim, nossos dias foram compostos de muita diversão, passeios e aprendizado. Dias muito corridos, em que pegávamos vários coletivos por dia para transitar pela cidade e cumprir nossos planejamentos. Dias de muito cansaço, porém com grandes recompensas. 

No dia 9 de novembro, pela manhã, fomos a Ciudad Del Este, no Paraguay. Dia de muita correria ao andar pelas movimentadas vias da cidade que traz muitos compradores de vários lugares para fazer suas compras de diversos produtos. Além do Paraguay, visitamos também a cidade de Puerto Iguazu, na Argentina. Uma pequena cidade com poucas atrações, mas com uma beleza simples do interior argentino.

Admirar a natureza é contemplar as verdadeiras riquezas do mundo (Arquivo pessoal).


Detalhes de Foz
(Arquivo pessoal).
Um dos destaques desta viagem foi a visita às Cataratas do Iguaçu. Uma das sete maravilhas da natureza, o as cachoeiras se encontram no Parque Nacional e proporcionam belas paisagens aos turistas que visitam o local tanto para apreciação quanto para curtir uma boa aventura em atrações um tanto quanto bem radicais.

Assim como ocorreu em São Paulo, o bom desta viagem foi poder conhecer a cidade bem de perto, a realidade das ruas, de seus habitantes. É super interessante viajar deste modo, ainda mais sendo um estudante de jornalismo, que trabalha a todo tempo com a observação e narração de espaços e sujeitos. Uma rica experiência que pretendo repetir ao longo desses anos na Universidade.


Por Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...