terça-feira, 22 de setembro de 2015

Minhas Redações - Redação 04

Tema: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?

Título: O combate à desagregação da camada verde.

           
A partir das grandes navegações que ocorreram no mundo, desenvolveram-se novas formas de relações comerciais que foram se ajustando para que atingisse o que conhecemos hoje como capitalismo. Uma doutrina econômica caracterizada principalmente pelo objetivo de desenvolvimento financeiro e o consumo em massa. A questão abordada é baseada na insuficiência da coexistência entre o progresso econômico e preservação ambiental.

O desmatamento de áreas que antes eram marcadas por uma densa floresta se torna frequente na atualidade. Ele é promovido por pessoas que objetivam adquirir e acumular capital, e infelizmente, sem possuírem humanização e preocupação frente a algo que merece cuidado, devido à limitação de seus recursos.

Desmatar acarreta ao homem danos estrondosos e irreversíveis futuramente, sendo crucial na eliminação gradativa desse espaço natural. Além disso, causa sérios problemas aos animais, que precisam sair do habitat natural ou acabam morrendo nas queimadas. Gera-se grandes prejuízos à diversidade da flora, fauna e aos povos indígenas que vivem nessas terras.

Portanto, é preciso desenvolver uma ação baseada na equidade de interesses sobre a relação de desenvolvimento econômico e a questão ambiental. Como exemplos de formas benéficas dessa relação, têm-se: disseminação do reflorestamento como atividade obrigatória para ser cumprida pelos agentes que necessitam de recursos naturais em suas produções, fiscalizar o desmatamento e punir quem pratica a ilegalidade.

É possível elaborar uma maneira com que os interesses econômicos não ultrapassem o limite sob o meio ambiente. A presença dessa camada verde no território é de suma importância para o equilíbrio natural, por isso, é necessária a preservação da mesma. Assim, possibilita-se a continuidade da tarefa básica deste ambiente, embelezar e enriquecer com seu modo peculiar a paisagem natural.


Tema proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Edição 2001.

Autor da Redação: Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...