quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Mídia - Opinião sobre a estreia de "A Regra do Jogo"

Estreou na noite da última segunda-feira (31) a nova novela do horário das nove da Rede Globo "A Regra do Jogo". Ela que entrou ao ar com a difícil missão de elevar os números de audiência do horário que caíram bruscamente após a exibição de "Babilônia", a qual que comprometeu drasticamente o horário nobre e foi a responsável por uma considerável baixa da faixa das 21 horas.

"A Regra do Jogo" é uma novela escrita pelo autor da famosa "Avenida Brasil", João Emanuel Carneiro, considerado um dos melhores e mais influentes autores atualmente. A trama traz algo que ao mesmo tempo parece com novelas tradicionais da televisão brasileira, sem nada de "exagerado" que foi utilizado na novela anterior (como um casal de lésbicas da terceira idade) mas sim as relações entre pessoas de faces opostas e a luta do bem contra o mal.

A começo de conversa, a Globo certamente não estava segura com a estreia de sua nova produção, pois foi isso que o telespectador entendeu quando percebeu que o telejornal "Jornal Nacional" fora esticado, com uma possível finalidade da nova produção não concorrer com a novela da concorrente, "Os Dez Mandamentos". Talvez seja isso mesmo, mas creio que não adiantou muito, pois ao analisarmos os números vemos que "Os Dez Mandamentos" bateu recorde de audiência na segunda e na terça, enquanto "A Regra do Jogo" entrou para o ranking das piores audiências dos dois primeiros capítulos de uma novela global (horário das 21 horas) da história (segundo os número do Ibope de São Paulo).

Penso que esta nova novela é um salto bom para Globo, apesar da inicial baixa audiência. É cedo para afirmarmos e julgarmos a novela, ela que se mostrou como uma produção ágil e que prende o telespectador, talvez pela semelhança com produções cinematográficas. Neste primeiro capítulo, conhecemos bem os principais personagens da trama, e claro, as duas faces de Romero. Na minha humilde opinião o trio Atena, Tóia e Romero ainda causarão muito e movimentarão a trama.

Principais personagens da trama.
Pontos bacanas e legais que foram explorados pelo autor, são os nomes dos personagens, a exemplos de Djanira, Romero, Atena, Tóia, Nelita e Adissabeba. E a propriedade que fora apresentada de cada um deles: os dois lados de Romero, a inocência de Juliano, a pilantragem de Atena e a honestidade de Tóia. Os nomes dos capítulos mostrados no início da novela é outro ponto bacana, que não costumo ver nas novelas e séries brasileiras, isto que pode ser vinculada a ideia de que cada capítulo seja um conto, melhor dizendo um curta metragem.

Todavia, o principal ponto que posso destacar do capítulo de estreia, seria o modo como ele chamou a atenção minha e creio que de outras mais pessoas. O João soube muito bem escrevê-lo, e surpreender em vários momentos a pessoa na qual estava de frente à TV. Provocar surpresa e instigar o telespectador a assistir, são chaves essenciais, na minha opinião, a conseguir sucesso em uma produção televisiva.

Vale ressaltar claro, a ideia que a novela fosse um jogo da vida real, como um reality show. As chamadas divulgadas pela emissora e a abertura da novela foram, são e serão peças fundamentais para atrair a atenção das pessoas. A dinâmica do jogo de xadrez com os personagens na chamada, foi algo que gostei e que remete a noção de como se desenrolará as relações no decorrer do tempo.

Espero que a novela melhore mais ainda, e que a produção traga elementos novos à televisão e continue sempre, em todos os capítulos, desencadeado novas surpresas e intrigas. Irei tentar acompanhar a novela e observar o andamento da mesma. Qualquer coisa que queira ressaltar, publicarei um texto no meu Blog sobre. Aproveite esta publicação e comente a sua opinião a respeito da nova novela. 


Por Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...