terça-feira, 8 de setembro de 2015

Minhas Redações - Redação 03

Tema: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?

Título: É tempo de se preocupar: criança não é objeto.



Ser criança é algo único, por isso que esta fase deve ser bem aproveitada. Uma triste realidade que pode ser observada em grandes centros ou até mesmo em alguns interiores é o fato de jovens morarem nas ruas sem os devidos cuidados, vivendo a negligência, o risco constante e perdendo a melhor fase de suas vidas nos becos escuros e pedindo esmola em semáforos.

A vida de muitos adolescentes fica a mercê das drogas e do perigo quando o jovem passa a viver na rua. Isto na maioria das vezes tem como causa o desprezo e abandono dos pais, estes que por estarem sem condições de sustentarem os filhos acabam por impor que eles peçam dinheiro nas ruas ou os abandonam.

Este descaso por parte da família decorre no sentimento de pessimismo, amargura, e insegurança na criança e a faz vítima de diversos entraves da violência. O roubo e a utilização de drogas se tornam frequentes, assim a pessoa acaba por se tornar um objeto do vício depreciativo e inconsciente de algo que possui a capacidade de tirar a vida, devido ao mau uso.

Há a necessidade de uma orientação maior a família, e às pessoas que possuem contato com o jovem. Afim de uma solução mais efetiva, o apoio do governo com programas de educação aos jovens moradores de rua, é necessário, com a finalidade deles voltarem aos lares ou irem morar em espaços especializados para recebê-los. São estas algumas formas de minimizar este problema e futuramente controlá-lo para que o mesmo não prejudique mais famílias.

A criança e o jovem tem todo o direito de viver com educação, lazer, apoio familiar e social necessários, pois os mesmos também são seres humanos e necessitam do acolhimento da sociedade e do Estado para crescerem aptos a se tornarem cidadãos retos e prontos a ajudarem mais pessoas, seja qual for o problema do próximo.


Tema proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Edição 2000.

Autor da Redação: Lucas Afonso de Souza.

2 comentários:

  1. Adorei o texto. Muito bem escrito! Tomara que algum dia haja mudanças como as que você citou!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...