terça-feira, 24 de maio de 2016

Minhas Redações - Redação 08

Tema: O trabalho infantil na realidade brasileira.

Título: A ausência do lazer, presença do labor.

Fonte (Reprodução: O Globo).

 
Analisando os atuais dados referentes à quantidade de crianças e adolescentes que trabalham no país, percebe-se uma séria problemática social, devendo esta ser urgentemente tratada. Pois, estão envolvidos nesta situação milhões de vidas que necessitam de apoio por parte do Estado. Todo o conjunto social deve se mobilizar para combater este quadro que por lei não pertence a esses seres.

Fonte
É certo que muitos desses jovens que trabalham ainda continuam os estudos. Entretanto, o preocupante são os casos em que a família retira a possibilidade da criança estudar para poder prestar serviços. Trabalhos que são extremamente incoerentes perante a idade do “trabalhador”.

Assim, a criança deixa de vivenciar todos os direitos que os pertencem para viver como adulto, trabalhando, sem a devida segurança e regularidade. São milhares de pessoas que deixam de freqüentar espaços como a escola ou quaisquer centros de lazer para fazer parte desta triste realidade nacional, o trabalho infantil.

É necessário em primeiro momento, incentivar a educação e cidadania através da família e do Estado. Educar é a ferramenta essencial para instruir as novas gerações de brasileiros a não darem continuidade aos erros atuais. E sim, garantir a prosperidade social e avanço intelectual das massas populares.

A iniciativa de reduzir este problema não deve partir somente de quem esteja relacionado aos jovens que trabalham em condições ruins. Mas sim, de toda a sociedade brasileira. Portanto, deve-se repensar a maneira como está sendo aplicada a educação nas escolas, e promover estudos e ações capazes de apaziguar regressos sociais como este.


Fonte


Tema da Redação proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Edição 2005.

Autor da Redação: Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...