terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Literatura - Resenha do Livro "Moldando Campeões"



Sinopse: Quais as semelhanças entre o esporte e a vida empresarial? Se você acha que a resposta se resume a apenas “querer vencer”, está redondamente enganado. Mas não se preocupe, é para tirar essa e outras dúvidas que o livro Moldando Campeões, da Conquista Editora vai lhe servir. Reunindo artigos de vários profissionais e atletas, o livro é um mix de relatos pessoais e conselhos. Desde como a experiência dos atletas pode ajudar os não-atletas a serem campeões em suas vidas até sobre como a importância da orientação financeira, a preparação mental entre outros cuidados pode ser essencial para equilibrar a balança em direção ao sucesso – independente da área.

O livro aborda temas como cuidados na amamentação; como a infância já nos prepara para a vida dentro e fora do campo; a importância e o futuro do Coaching no Brasil, entre outros; além dos relatos do médico cuja paixão sempre foi o esporte; a nadadora que quebrou dois recordes mundiais por pura teimosia e o escalador que aprendeu “na marra” como ser um campeão (há 4 mil metros de altura). Em um ano que o país está sobre o ar das Olimpíadas e crise político-financeira, nos holofotes e jornais do mundo inteiro; uma obra como essa é mais que um respiro, é o começo de uma solução!



Resenha: O livro Moldando Campeões - O Esporte na Essência é um conjunto de artigos de vários coautores, os quais se encontram em diferentes áreas. Atletas, profissionais de coaching, e no meu caso (sim, eu participei deste livro como coautor), jornalista. Nós, todos, propusemos construir uma obra que contemplasse de certa forma a relevância psicossocial que a prática esportiva possui frente a cada indivíduo.

O futebol, uma das paixões nacionais, emerge-se como um dos esportes mais
difundidos pelo mundo (Imagem: Reprodução / Ariquemes 190).
Quando iniciei a leitura estava bastante ansioso para conhecer o trabalho de cada coautor ali. De ver através do olhar de cada colaborador, como ela ou ele percebia o esporte em sua vida e na vida dos outros. A cada artigo lido eu me deparava com algo diferente. Alguns mais voltados para o aspecto da profissão de coaching ligado ao esporte e bem estar, outros nos processos de construção e constituição de um verdadeiro campeão.

O interessante aqui é justamente depreender a conexão das diferentes abordagens utilizadas para compor um todo que conseguisse transmitir a mensagem que se objetiva. Vejo o esporte como abertura às possibilidades. Como uma ferramenta de humanização a ponto de harmonizar a vida, fruir, extravasar, desafiar, e sobretudo, da confiança em si mesmo. O esporte é muito mais que competição, é vivência humana baseada no movimento do corpo, no aperfeiçoamento de ações que lhe trarão assíduos desafios que o farão, sempre, superar limites. E superar os nossos próprios limites, conquistar nossas próprias metas, é maravilhoso! É sinal de que estamos percorrendo o caminho certo.
O livro lançou em ano de Olimpíadas e relembra os sentidos
dos jogos olímpicos, dos campeões que se envolvem neste
espetáculo. (Imagem: Reprodução / Canal do Ensino).

Na obra encontramos textos que envolvem: as emoções dos que se encontram relacionados ao esporte; da consciência campeã, do bem-estar, da perseverança, das forças, dos desafios. Textos que percorrem diferentes espacialidades, de finanças pessoais à busca pelo autoconhecimento, de dicas para conhecer como se forma a essência de um campeão até relatos pessoais de experiências incríveis com dissonantes esportes e, da luta envolvida pela não desistência dos sonhos que alimentamos até o papel da mídia na disseminação da importância do esporte à sociedade.

Há escritos incríveis neste livro. O texto da Giselle Oliveira, O despertar da consciência campeã, é sensacional. Como profissional que trabalha a consciência e liberdade emocional, a autora traz um texto rico em filosofia de vida, que pode ajudar muitas pessoas a se encontrarem, a identificarem-se como campeãs. E isto é imprescindível. Alimentar mentes que são capazes e dar a elas a percepção necessária para enxergar o que há de bom dentro delas mesmas. Outro destaque, foi o texto Lutando, amando e mamando: bases de hoje para um futuro sustentável da coach de qualidade de vida Melissa Caetano, que diz sobre os primeiros passos na formação de um campeão, do papel da mãe em relação ao filho, da educação envolvida neste processo primordial na vida de cada um.

É desde pequeno que se estabelecem as bases para ser um campeão (Imagem: Reprodução / Curso e Colégio Acesso ).
No meu artigo, intitulado A relevância sociocultural do esporte no Brasil e a ingerência do fazer jornalístico na prática esportiva tratei a respeito tanto da importância constituidora das ações esportivas quanto do papel do jornalismo no elemento social, esporte. Evidencio também que os comunicadores são profissionais que carregarão a tarefa de disseminar e compartilhar os valores das práticas esportivas, de enaltece-los à sociedades. Cito também a ação de reciprocidade entre a tríade: mídia, mercado e esporte. E por último o legado do bem viver deixado por quem pratica e vive o esporte.

Lino Teixeira e Marta Izo, como atletas, trazem em seus textos, Lições que só aprendemos a 4000 m de altitude e Nunca desista de seus sonhos!, respectivamente, ricas experiências pessoais próprias deles que viveram grandes desafios em suas vidas. Lino que escalou a montanha conhecida por Salkantay, na Cordilheira dos Antes, Peru, e superou limites ao estar a 4650 metros de altitude. E, Marta que foi uma das pioneiras brasileiras a atravessar o Canal da Mancha, o qual separa França da Inglaterra e seu trecho possui 34 km de distância, com a temperatura da água entorno de 11 a 17 ºC. Assim, ambos, demonstram-nos a essência da não-desistência e da persistência em confiar em nós mesmos para que possamos consolidar sonhos, vencer limites, e assim, efetivarmos nossa essência campeã.

Confiram abaixo os títulos dos artigos e coautores que fizeram parte desta obra:

Lidando com as emoções: um olhar através do autoconhecimento - André Rosas.
Paixão pelo futebol - Bruno Chagas.
Motivação, determinação, foco e ação - Eduardo Medeiros.
O despertar da consciência campeã - Giselle Oliveira.
As 7 forças de um campeão - Leandro Lima.
Lições que só aprendemos acima de 4000 m de altitude - Lino Teixeira.
A relevância sociocultural do esporte no Brasil e a ingerência do fazer jornalístico na prática esportiva - Lucas Afonso.
Finanças pessoais e o bem-estar de um campeão! - Luciana Pavan.
Nunca desista de seus sonhos - Marta Izo.
Lutando, amando e mamando: bases de hoje para um futuro sustentável - Melissa Caetano.
O esporte nosso de cada dia - Narciso Cardoso.
Vencendo desafios: conquiste sua primeira medalha! - Rosilene Esteves.





Avaliação do blog de "Moldando Campeões - O Esporte na Essência":

Linguagem (geral): 8,5
Ligação entre os artigos: 8,8
Capa: 9,2

Média: 8,8








OBS: Se você estiver interessando em comprar o livro, estou vendendo os meus exemplares a um preço especial. Entre em contato pelo e-mail: lucasafonsosouza@hotmail.com. Garanta já o seu!


Por Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...