sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Tecnologia e Sociedade - Você sabe usar bem a Internet?

(Imagem: Reprodução / Freepik).
A rede mundial de computadores, conhecida por Internet é a paixão de milhares ou diria milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Com ela é possível realizar diversas atividades, das mais variadas possíveis. Pessoas trabalham, estudam, conversam, jogam, "viajam", socializam, tudo pela internet. Forma-se assim, uma relação íntima entre o homem e esta vasta e universal conexão que o possibilita a execução de muitas ações sem sair do lugar.
É possível destacar inúmeros pontos positivos que a internet pode promover, bem como vários pontos negativos. Há também divergência de gostos quando o assunto se refere aos benefícios que a rede pode trazer ao seres humanos. Muitos defendem e também há outros que criticam, argumentando que com a existência da conexão muitas relações humanas estão sendo destituídas, nesta perspectiva ocorre uma disseminação da virtualização das relações. 

Mas, o ponto central da discussão que almejo fazer hoje se direciona à seguinte questão: você considera que faz um bom uso da internet? Difícil de responder, mas possível de refletir. Levamos em consideração que podemos fazer praticamente tudo por meio da internet. É possível aprender muito com o que está na rede mundial de computadores. As pesquisas acerca dos conteúdos variados nos traz a possibilidade de conhecer muito, de aprender, de estudar, enfim, de retirar várias coisas boas por meio deste tipo de uso.

Em contrapartida, o risco em confiar em tudo que está na internet pode ser prejudicial ao usuário. É necessário saber depreender os portais de acesso, seu histórico, quem publica, se possui caráter jornalístico, se possui confiabilidade entre os demais usuários, uma série de fatores que devem ser considerados quando se faz uma pesquisa em portais eletrônicos.

A portabilidade é algo facilita muito a conexão e compartilhamento
de informações pela internet (Imagem: Reprodução / Imaginie).
A ascensão deste meio de comunicação promove uma nova sociabilidades e modelos comunicacionais na sociedade. Além, é claro, de interferir na produção de conteúdo acadêmico, cultural, artístico e comercial. Estabelece-se novas formas de formar opiniões. Ou seja, muitas coisas mudam com a grande ingerência da internet em nossas vidas.

Saber usar bem a internet é essencial para que não possamos cair nas armadilhas que um mal uso desta tecnologia pode nos possibilitar. É necessário compreender a complexidade estrutural e a diversidade de informações que podemos encontrar na rede. Buscar alternativas de um uso que reflita benefícios para nós mesmos e aos outros também.

Ao fazer um trabalho de cunho acadêmico, utilizar os mecanismos como o Google Acadêmico que nos apresenta produções acadêmicas e científicas acerca dos assuntos de nosso interesse. Uma ótima oportunidade para entrar em contato com a produção dos pesquisadores e poder estudar para realizar um bom trabalho. Já imaginou na quantidade de websites que podemos nos entreter? Portais como Netflix, Wattpad, Spotify, são grandes exemplos de espaços que nos possibilitam o acesso aos conteúdos, de vídeo, livro e áudio, respectivamente. No conhecido e querido Youtube encontramos milhões de vídeos, dos mais variados temas possíveis, podemos buscar algo de nosso interesse, e o melhor, algo que podemos aprender sobre o que estamos assistindo.

As múltiplas redes que se formam conectam culturas, ideais, valores, gostos e interesses.
(Imagem: Reprodução / Guia do Estudante
Relaciona-se aqui também as campanhas disseminadas virtualmente que ajudam entidades, pessoas e organizações pelo mundo. A internet se mostra como uma ferramenta capaz de facilitar o processo das campanhas. Um movimento que vem ganhando destaque no meio social é o ativismo online, que é o ação das pessoas se engajarem em causas sociais e promoverem organização de eventos e manifestações por meio da internet, resultando em muitas vezes em um bom resultado de engajamento e público em prol da causa.

Em meio a tudo que podemos fazer na rede, há atividades e ações que percebemos possuir importância, seja para nós ou aos demais. Fica para nós a escolha de melhor utilizar este meio. De melhor se comunicar por meio dele. De melhor usufrui-lo.


Por Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...