terça-feira, 23 de agosto de 2016

Reflexão - O sentido olímpico

Logotipo da edição Rio 2016 representa muito bem a união dos povos que é destacada no post abaixo (Fonte: Best Day).

O que está registrado neste post nada mais é o que senti ao assistir e acompanhar muitas exibições dos jogos na 31º edição das Olimpíadas, sediadas aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Dos dias 3 a 21 de agosto, a alma dos jogos olímpicos resplandeceu sobre os ares cariocas e se manteve no dia a dia dos moradores e turistas que se reuniram nos estádios e locais dos jogos, para torcer, gritar, entristecer-se , enfim, emocionar-se. 

É inquestionável que o esporte trabalhado da forma como é colocado em um evento esportivo mundial como ocorre nas Olimpíadas, é algo que emociona o ser humano. Aquele que consegue extrair um sentido para tudo que está de fato acontecendo e se emociona com isso, compreende sentidos que os jogos olímpicos transmite, que os atletas mostram ao público em suas execuções.

O que vemos aqui, são seres humanos que usam o seu corpo em prol de uma atividade que o faz bem, que o faz querer sempre alcançar o melhor. Acredito, que ali apesar de ser designada como competição, pode também, ser interpretada como um momento em que indivíduos, de dissonantes culturas e origens, demonstram o resultado de todo um processo de treinamento, de toda uma vida de esforço e dedicação, é a prova das superações dos atletas.

Uma boa mensagem que se complementa ao post (Fonte: KD Frases).

É tão bom presenciar uma partida, uma luta, uma competição, uma modalidade esportiva em que este sentido olímpico sobressai em relação à ideia de competição entre os adversários. Quando os atletas conseguem expor os signos do esporte, suas contribuições para com àqueles que participam efetivamente do jogo, e também, para àqueles que os assistem, efetiva-se a compreensão dos benefícios que os jogos olímpicos proporcionam. Na realidade, levo em consideração que o esporte proporciona paz, união e aliança em busca de objetivos comuns. É onde corpus trabalham mutuamente na finalidade de atingirem suas metas, de alimentarem os movimentos, as execuções que são treinadas por tempos, para que seja apresentado no grande dia, o melhor.

O esporte possui a capacidade de fazer com que repensemos nosso estado, a situação em que estamos inseridos. As Olimpíadas reúne povos do mundo inteiro, atletas do mundo inteiro, em um mesmo lugar que abarca histórias e realidades totalmente discrepantes. É o momento de encarar a diversidade dos seres terrestres, de encarar as nacionalidades do mundo, de encarar as diferenças dos nossos semelhantes.

A judoca campeã olímpica, Rafaela Silva, primeira medalha
de ouro do Brasil nos jogos Rio 2016 (Fonte: El País).
Busque pensar a reflexão que apresentei por meio deste texto. Não sei se atingirá o que eu pensei, mas a partir destas poucas linhas, você possa talvez, extrair outros significados que os jogos olímpicos possuem. Ajude-me a promover este diálogo, creio que é relevante discutirmos essas práticas que se tornam íntimas do ser humano. Quem sabe a partir delas não consigamos sanar graves problemáticas existentes em nossa sociedade. Não custa nada tentar, não é mesmo?



Por Lucas Afonso de Souza.


2 comentários:

  1. Ótimo post, Lucas!
    Eu também vejo as Olimpíadas como muito mais do que uma competição. Acho que a maior riqueza do evento é realmente a troca de experiência culturais que tanta gente tem a oportunidade de viver. Vi a notícia sobre as atletas da Coreia do Norte e do Sul que tiraram uma selfie juntas, e fiquei pensando no quanto esse acontecimento é simbólico, no quanto representa a ideia de união entre povos diferentes (e muitas vezes separados por ódio). Outra coisa que me fez achar incrível o evento foi quando ouvi falar da ginasta do Uzbequistão que estava disputando sua oitava Olimpíada, e que inclusive já represento países diferentes. Quando ouvi falar disso, tentei imaginar quanta história ela deve ter para contar! Além do mais, fiquei pensando quanto deve ser emocionante para os jornalistas enviados na cobertura do evento: estar acompanhando o próprio país, conhecer outras partes do mundo, ter contato com pessoas tão diferentes... Deve ser uma experiência incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lethycia, excelentes pontuações. Realmente deve ser uma experiência incrível trabalhar como jornalista nas Olimpíadas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...