terça-feira, 6 de setembro de 2016

Especial - Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2016 - O fantástico e deslumbrante mundo dos livros

Não acredito que o momento chegou. O início, apenas o início de uma maravilha imensurável. Estou muitíssimo feliz de compartilhar este momento com vocês. Como amo escrever, inspirar e respirar literatura. A escrita é a arte que me move e me fascina a cada dia...

Eis então, que surjo na Bienal do Livro de São Paulo, como coautor, e foi inevitável que alegria se resplandecesse intensamente neste dia (Arquivo pessoal).


Ao lado de um poema lindo de
Castro Alves (Arquivo pessoal).
Como já sabem, participei da 24º edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no sábado 27 de agosto. Fui como coautor do livro "Moldando Campeões - O Esporte na Essência", o qual já foi divulgado aqui no blog (confira o post de divulgação), produzido pela Editora Conquista, do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de milhares de pessoas. Vários visitantes, estudantes, autores, expositores e membros da imprensa estavam no Pavilhão de Exposições do Anhembi na finalidade de participarem do maior evento literário do país. 

Eu e o autor de "Horror na Colina de Darrington",
Marcus Vinícius Barcelos (Arquivo pessoal).
Era perceptível a paixão por livros em muitos olhares. Editoras de todo o Brasil colocavam expostos os sucessos, os lançamentos e os queridinhos de todos. Como destaque dos stands posso mencionar: Saraiva, espaçosa e com charme à la cor amarela; Rocco, apresentando o mundo fantástico de sucessos como "Harry Potter"; Amazon; Sesc; Editora Santuário; Espaço Disney entre vários outros que mostraram suas peculiaridades em belos ambientes de exposição.

Poder apresentar minha participação em um livro, como coautor, foi uma experiência maravilhosa. Há poucos anos que descobri esta afeição pela escrita, ao passar das leituras fui me adaptando no meio como escritor. Entre os meus escritos estão alguns contos, poemas e início de um romance, o qual tenho vontade de concluir. Com o curso de Jornalismo passei a dar mais atenção no texto dissertativo, uma das minhas maiores seguranças na hora de escrever. Por isso, achei única a oportunidade de escrever um artigo, que poderia conter informações da área que estudo.

Um dos momentos especiais deste dia foi poder conhecer o autor do melhor livro de terror que já li, Marcus Vinícius Barcelos que escreveu "Horror na Colina de Darrington". Já comentei dele e da obra algumas vezes aqui no blog, mas ressalto a qualidade de sua escrita e da forma como ele estrutura seus enredos. É válido lembrar que o Marcus está engatando em uma nova etapa, agora com uma segunda edição de "Horror" na Faro Editorial, que promete novidades aos leitores e admiradores de Ben Simons e da escuridão da Colina de Darrington. Para mais informações entre e curta a página do escritor no Facebook: Página do Facebook do Marcus Vinícius.

A quantidade de pessoas que foram visitar o evento foi
impressionante (Arquivo pessoal).
Conhecer pessoalmente a empreendedora da Editora Conquista, Barbara Chagas, também foi muito especial. Ouvir dela uma bela história de determinação e acompanhar o empenho dos funcionários em compartilhar o trabalho realizado pela empresa foi gratificante. A Editora Conquista é um projeto muito interessante, além de possuir o processo de coautoria, o qual ajuda muito os interessados em entrar nesta carreira - assim como eu -, os livros publicados por ela possuem assuntos e questões de interesse público. Muitas das publicações possuem o intuito de contribuir em ausências dos indivíduos, em mostrar caminhos e saídas de problemas comuns do ser humano.

O livro "Moldando Campeões", do qual participei, traz um conjunto de textos, relatos pessoais e artigos de profissionais de coaching, de outras áreas e também atletas. Todos nós escritores provocamos o lançamento de uma profícua reflexão sobre o papel do esporte na sociedade, ainda mais em cenário olímpico. Cada um, com uma perspectiva característica, passou a mensagem dos reais benefícios que a prática esportiva é capaz de trazer a quem faz dela, grande aliada.

Eu e a querida Barbara Chagas, empreendedora da Conquista Editora (Reprodução: Conquista Editora).

(Arquivo pessoal).
Vivenciar de perto toda essa complexidade de atributos que a literatura e os livros propiciam aos leitores é esplêndido. É possível aprender muito com essa vida, cultural e artística, que o leitor pode usufruir. Adentrar em mundos que por mais distantes podem trazer aspectos verossímeis que nos fazem refletir. Dar aquele mergulho em histórias prazerosas e que nos prendem fortemente. Conhecer indivíduos, realidades e sutilezas humanas. Ler é obter aquilo que nossa mente precisa para alimentar as ideias. Ler é conhecer o obscuro, saber lidar com o medo e sanar as nossas angústias.

Para os interessados, vale muito a pena economizar uma quantia, que não é tão grande assim, a fim de passar que seja um final de semana conhecendo esse evento, folheando livros e admirando exposições belíssimas. 

A saudade já se instaura e o desejo de poder retornar a este encanto se renova. 


Por Lucas Afonso de Souza.


2 comentários:

  1. Ahhh, nossa!
    Eu acompanhei as suas fotos no Instagram, e também acompanhei vários blogueiros e youtuber's que estiveram lá, e fiquei morrendo de vontade de ir algum dia! Parece ser uma experiência incrível para quem gosta de ler, para quem escreve, e também pra quem é blogueiro.
    Quero novamente te dar os parabéns pelo livro. É a primeira de muitas conquistas que você vai ter com a escrita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lethycia, tenha convicção de que potencial e talento você possui de sobra, é uma garota que escreve muito bem e sabe se expressar. Obrigado pelo apoio, e não vejo o momento de poder ler o seu livro, que com certeza será uma obra muito bem feita, assim como tem feito com suas publicações no "Loucura por Leituras".

      Agradeço muito suas leituras por aqui! Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...