terça-feira, 25 de outubro de 2016

Análise de Música - Beautiful - Christina Aguilera


Videoclipe oficial da música interpretada por Christina Aguilera (Reprodução / Youtube).


Bonita (Tradução)


Não olhe para mim


Todo dia é tão maravilhoso
E de repente, fica difícil de se respirar
De vez em quando, me sinto insegura
Com toda a dor, me sinto envergonhada


Eu sou bonita, não importa o que eles digam
Palavras não vão me fazer cair
Eu sou bonita, em todos os sentidos
Sim, palavras não vão me fazer cair
Então, não me faça cair hoje


Para todos os seus amigos, você é delirante
Tão consumida pelo seu destino
Tentando arduamente cobrir o vazio
Os pedaços se foram, deixaram o quebra-cabeça sem fazer
É assim que tem que ser?


Você é bonita, não importa o que eles dizem
Palavras não vão te fazer cair
Você é bonita, em todos os sentidos
Sim, palavras não vão te fazer cair
Então, não me faça cair hoje


Não importa o que fazemos
(Não importa o que fazemos)
Não importa o que dizemos
(Não importa o que dizemos)
Nós somos a música dentro da melodia
Cheia de erros bonitos
E para onde nós formos
(E para onde nós formos)
O sol sempre brilhará
(Sol sempre brilhará)
Mas amanhã a gente poderá acordar
No outro lado


Porque nós somos bonitos, não importa o que eles disserem
Sim, palavras não vão nos fazer cair
Nós somos bonitos, em todos os sentidos
Sim, palavras não vão nos fazer cair
Então, não me faça cair hoje


Não me faça cair hoje
Não me faça cair hoje


A canção "Beautiful" compõe o álbum "Stripped".
(Imagem: Reprodução / Her Campus)
A canção da coluna de análise de hoje é de meu conhecimento há um bom tempo. Desde a primeira vez que entrei em contato com a música e o videoclipe de "Beautiful" da Christina Aguilera fique encantado com a letra e com o resultado do vídeo. Esta música passa uma mensagem muito importante a todos nós, dizendo que nós somos, sim, bonitos. E o principal, palavras não nos farão cair.

É muito comum, infelizmente, presenciar atitudes preconceituosas nas quais pessoas são vítimas de acusações e pressupostos de indivíduos que nem mesmo as conhecem, e isso tudo por causa de coisas que dizem ao seu respeito e não de quem pratica este tipo de violência. O modo de vestir, o tipo físico, a pele e a orientação sexual, por exemplo, tornam-se motivos para olhares tortos ou mesmo ações de violências em graus mais elevados. É muito entristecedor saber que isso existe e o pior, pessoas morrem por conta disso.

"Beautiful" nos lembra de nossa beleza, nos lembra que somos capazes de saltar estes obscuros obstáculos que hora ou outra estamos sujeitos a passar. Não iremos cair com palavras, diz a letra, e assim, através de uma canção é possível trabalhar em consonância de uma harmonia que pode fazer bem a alguém que passa pelas situações descritas no videoclipe da música ou em qualquer outra, em que algo próprio de si é vítima de práticas cruéis que é capaz de ferir a integridade psicofísica do ser. Que possamos reconhecer todos os dias, em todos os momentos o que há de bonito em nós para sermos fortes o suficientes a encarar essa violência. Que saibamos nos resistir sempre e fazer com que palavras não serão responsáveis por quedas.


Por Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...