sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Conhecendo Mentes - Marcus Barcelos

Marcus Barcelos, convidado especial do "Conhecendo Mentes" 
(Foto por Sergio Santoian).
Não podia deixar de fora nesta coluna maravilhosa do Blog, a participação do meu querido amigo e escritor, Marcus Barcelos (27). Natural do Rio de Janeiro, Marcus é de fato um talento da literatura nacional, possui uma escrita excelente e histórias fantásticas que carregam suas características e conquistam a admirações de muitos leitores. Foi no Wattpad que sua carreira se elevou, com a obra "Horror na Colina de Darrington" o carioca conseguiu mais 1 milhão de leituras, espalhando o terror envolvente da história de Ben Simons para todo o país.

A história é tão bem construída e caiu no gosto dos leitores, que já chega em sua segunda edição, agora lançada pela Faro Editorial. Marcus, promete muitas novidades com esta nova versão. Tive o prazer de o conhecer pessoalmente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo em agosto deste ano. Curto muito compartilhar o trabalho e o talento de pessoas assim, pois, além de ser um ótimo profissional, o Marcus também é uma pessoa maravilhoso, muito atencioso com seus fãs. Convido a lerem a pequena entrevista que fiz com ele para conhecermos um pouco de sua mente.

Lucas Afonso - Quais são suas maiores realizações?

Marcus Barcelos - Graças a Deus, tenho realizações em muitos aspectos da minha vida… Sou um cara que procura ser dedicado em tudo o que faz, desde a coisa mais simples até a tarefa mais difícil. Gosto de colocar 100% de mim para não ter arrependimentos. Na literatura, não é diferente. Diria que a minha maior realização é estar galgando o meu caminho e crescendo com a força do meu trabalho. O reconhecimento dos leitores, os comentários positivos, o apoio da Faro Editorial, da minha noiva, dos meus familiares e amigos também fazem toda a diferença.


Lucas - O que te faz feliz?

Marcus - Saber que eu faço o que amo com o apoio de todos ao meu redor. Viver da escrita é um sonho que se torna cada dia mais real, e isso me deixa muito feliz.


Lucas - O que a escrita lhe proporciona?

Marcus - A escrita sempre foi uma válvula de escape para mim. Escrevo desde os 10 anos de idade e, mesmo que a vida fosse me levando por caminhos diferentes, nunca deixei de voltar ao papel. Então, por conta disso, a escrita sempre me proporcionou paz. Hoje em dia, ela me proporciona muito orgulho, por eu estar trabalhando com o que amo e podendo levar minhas obras para o Brasil inteiro.

(Foto por Sergio Santoian).
Lucas - "Horror na Colina de Darrington" para você é?

Marcus - Um orgulho imenso. Meu primeiro romance publicado, uma história que foi fruto de muita leitura e muito estudo, e que tem me proporcionado conquistas cada vez mais incríveis.


Lucas - Qual é o papel social que o jornalismo desempenha?

Marcus - Levar informação a todos os cantos do mundo. Manter a população a par do que acontece, de maneira imparcial e justa. O jornalismo é fundamental no mundo em que vivemos. Ultimamente, acontece MUITO em muito pouco tempo.


Lucas - Quais são os pormenores da narração literária?

(Foto por Sergio Santoian).
Marcus - A narração literária tem muitas particularidades, tanto para quem escreve como para quem lê. É muito interessante quando você começa a identificar estilos e características dos autores que você mais gosta. E, para nós que escrevemos, é muito bom quando você cria algo novo com base nessas influências.


Lucas - Qual é a relevância que a prática de exercícios físicos proporciona à sua vida? 

Marcus - A prática de exercícios físicos ajuda a manter, além da minha saúde em dia, a minha mente em ordem. Já fui obeso, e nem todo mundo sabe disso, então desde que comecei a praticar atividades físicas, vários aspectos da minha vida mudaram para melhor. 


Lucas - Há outros projetos literários em caminhamento? 

Marcus - Sim! Além da continuação do “Horror na Colina de Darrington”, tenho outro romance em paralelo e vários contos em produção.


Lucas - Proponha saídas que a literatura e o esporte pode trazer na vida de alguém.

(Foto por Sergio Santoian).
Marcus - Literatura e atividades físicas, bem como várias outras atividades ligadas à arte, têm a capacidade de mudar a vida das pessoas. São atividades que engrandecem o espírito e a mente, e ajudam pessoas comuns a descobrirem grandes talentos. Além, é claro, de serem altamente prazerosas. Alguém que goste de escrever, por exemplo, pode engajar-se em projetos literários ou escrever um livro e, assim, melhorar a própria vida, e a vida de ainda mais pessoas.


Lucas - Uma dica para os aspirantes à escrita.

Marcus - Leiam MUITO, e leiam de tudo. Não tenham preconceito literário. Você sempre pode aprender algo com algum autor, e a escrita é um aprendizado constante. Então, além de ler, escreva muito também. O seu melhor trabalho sempre será o próximo. Por último, mas não com menos importância, nunca desista. Vai parecer difícil, e realmente é, mas a sua persistência e perseverança irão te levar onde você quiser.


Espero que tenham gostado, deixem os comentários de vocês abaixo. Se quiserem, podem também opinar a respeito desta coluna de entrevistas, se estão gostando ou não, irá me ajudar muito saber o lado de vocês quanto ao que eu publico aqui. Visitem os demais posts do blog e o sigam para ficar por dentro das novidades. Abraços!




Por Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...