sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Conhecendo Mentes - Andressa Oliveira

Andressa Oliveira (18) é uma das pessoas mais especiais que fazem parte desta nova etapa da minha vida, a universitária. Quando nos conhecemos no curso de jornalismo já soube que ela era uma garota extremamente inteligente e crítica. Não estava errado, e por grande sorte minha, nos aproximamos e nos tornamos bons amigos. Essa linda jovem que está fazendo parte da coluna "Conhecendo Mentes" é uma pessoa muito encantadora e bela tanto por fora quanto por dentro. Percebam a graciosidade de Andressa por meio de suas palavras. Conheçam sua mente...

"Sou uma garota de 18 anos, uma pisciana controlada emocionalmente (nem tanto). Amo poemas, dias chuvosos e cachorros. Sou extremamente apaixonada por várias coisinhas fofas como por exemplo cadernos cheirosos. Gosto de ouvir Tiê e Banda do Mar mas quando toca Jorge e Mateus eu não me contenho."


Lucas Afonso - A literatura é uma forma das pessoas imaginarem, sonharem e refletirem acerca da imensidão de questionamentos que a mesma pode transmitir. Para você, como essa arte pode contribuir na vida de um indivíduo aflito?

Andressa Oliveira - A arte nos permite ampliar o modo que percebemos o mundo, modifica a percepção que temos sobre a realidade e tudo que a compõe. Além disso, é possível mesclar o real com o fictício ou simplesmente transformar tudo que nos cerca em imaginário. 


Lucas - O que a poesia promove em você?

Andressa - A poesia me permite viajar pelo mundo da fantasia, contar um trágico romance em belas palavras. Na poesia tudo que é triste se torna as palavras mais belas e me possibilita viajar por um mundo romântico que não existe de uma forma perfeitamente harmoniosa. Poesia é algo que vai além de completar o meu ser, ela é parte de mim e sempre transformo meus momentos (bons ou ruins) em palavras para serem lidas com uma boa xícara de café quente.


Lucas - Escrever é?

Andressa - Escrever é simplesmente tudo. Escrever facilita o aprendizado, possibilita ultrapassar o consciente e mergulhar no inconsciente, descrever fatos reais, do presente ou do passado.


Lucas - Quais são suas maiores inspirações?

Andressa - Tenho muitas inspirações. Algumas delas são pessoas, como por exemplo meus pais. Já outras são coisas sentimentais e materiais, seja uma música que eu goste, um livro, um filme ou uma poesia. Acho que o mundo é repleto de inspirações por todos os lados, a natureza é uma delas. 

Lucas - Como a amizade pode contribuir na vida de alguém?

Andressa - A amizade pode contribuir muito na vida de alguém. Meus amigos são tudo no meu dia-a-dia, me fazem rir, dão bons conselhos, me ajudam a ser uma pessoa melhor. São meus amores e minhas inspirações.


Lucas - Estereótipos oprimem?

Andressa - Sim, estereótipos oprimem. A sociedade em que vivemos, tem o terrível hábito de fazer pré-julgamentos dos indivíduos que não costumam seguir o padrão considerado normal. Por conta dos estereótipos criados, vária pessoas perdem oportunidades de emprego, simplesmente por ter alguma tatuagem, um cabelo colorido, entre outras características. São julgamentos errados, pois a aparência nada tem a ver com o caráter. 


Lucas - Como está sendo a experiência de fazer jornalismo?

Andressa - Jornalismo é realmente um curso muito bom, que apenas tem a acrescentar no conhecimento dos acadêmicos. 

Lucas - Acredita no papel social da mídia?

Andressa - Acredito sim, pois, embora as pessoas, a sociedade de uma forma geral, tenham uma visão negativa da mídia, sem ela a informação não circularia, e talvez assim, não teríamos acesso a realidade que não nos é visível.


Lucas - O que a Universidade te trouxe de bom? 

Andressa - A Universidade me trouxe muitas coisas boas. Além de acrescentar meu conhecimento, conheci pessoas realmente incríveis, a maioria delas preocupadas com o próximo, com o bem-estar social. Os professores (pelo menos no meu curso) são muito amáveis e prestativos, indivíduos que realmente se preocupam com o aprendizado do aluno. 


Lucas - Deixe uma mensagem aos leitores que possa os fazer refletir ou pensar a respeito de questões as quais acredita ser pertinentes.

Andressa - Acredito que para correr atrás dos próprios sonhos não tem idade, nunca será cedo ou tarde demais. É preciso coragem e ousadia para lutar pelo que realmente acredita. Eu por exemplo, comecei o curso de jornalismo mesmo não sendo o que eu sempre quis, é um curso maravilhoso e lindo, que está sempre em contato com notícias boas e ruins, e nos mostram o mundo além do que nossos olhos podem enxergar. Porém, não era o que eu sempre quis e resolvi ir em busca do meu verdadeiro sonho. No início tive medo mas agora creio que estou indo para o caminho certo. A mensagem que eu deixo a todos é a de nunca desistirem dos próprios sonhos, independente do que os outros digam ou façam. Lute e não desista nunca! O mundo foi feito para aqueles que se arriscam.


Por Lucas Afonso de Souza.


2 comentários:

  1. Eu ainda não tinha lido nenhum post dessa coluna, e quando vi que você escreveu sobre a Andressa, já fiquei curiosa pra ler. Não cheguei a conhecê-la bem, mas tinha muita simpatia por ela.
    Gostei muito da frase motivadora que ela deixou no final, "Acredito que para correr atrás dos próprios sonhos não tem idade, nunca será cedo ou tarde demais.". É nisso que eu preciso acreditar, todos os dias, para não abandonar meu sonho.
    Reparei que faz um tempo que não a vejo, mas eu não sabia que ela tinha saído do jornal. Que curo ela foi fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o comentário Lethycia. Ela está aguardando o processo de transferência para Direito na UFG.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...