terça-feira, 11 de outubro de 2016

Literatura - Resenha do Livro "Quem é você, Alasca?"

Capa do livro (Reprodução: Leitores Depresivos).
Resenha: Miles Halter é um jovem garoto que passa por um momento de mudança em sua vida. Ele irá mudar da casa de seus pais na Flórida para estudar e morar no Colégio Culver Creek, no Alabama. Fissurado em memorizar as últimas palavras de pessoas conhecidas, Miles se inspirando na frase do escritor francês François Rabelais: "Vou em busca de um Grande Talvez", propõe o sentido dessas palavras nessa nova etapa se sua vida. Ele arpa em uma aventura em busca de seu Grande Talvez. de um sentido para sua vida. A série de primeiras experiências que terá quando se muda para a Creek é contada com destreza por John Green, tornando-se uma história muito envolvente.


Na Culver Creek, Miles conhece seu colega de quarto, Chip, mais conhecido por todos por Coronel, que o apelida de Bujão, em contradição ao corpo do Halter. A surpresa se dá na primeira vez que Miles se encontra com Alasca, uma garota irreverente que é amiga do Coronel. Takumi e Lara completa o time que se formará durante a leitura deste enredo, e garantirá cenas de jovens fazendo coisas das quais não são consideradas certas. Está aí uma grande característica deste grupo, fugir das regras constantemente e viverem em busca de uma liberdade que inclui: bebidas e muitos cigarros.

Grandes acontecimentos no mundo são tidos como marcos de grupos sociais, a exemplo do nascimento de Jesus Cristo, o qual levou a criação do calendário cristão. Assim é com o livro, dividido em Antes e Depois, há um marco na história que mudará o rumo do Grande Talvez de Miles Halter.

Trecho do livro (Reprodução: Pinterest).
O interessante dessa história é como a trama se desenrola. A construção das peculiaridades de cada personagem, os tons de humor colocados em cenas quando o grupo se reune e as aulas na Culver Creek. Sinceramente, as aulas de religião com o professor Hyde são maravilhosas, as reflexões provocadas pelo professor com a turma se transpõe do livro, e faz com que o próprio leitor possa refletir com questões tipo: como lidamos com a morte?

O modo como os jovens do livro vivem é fascinante. Esse desejo de querer aproveitar a vida intensamente pode surtir bons pensamentos em nós. Obviamente nem tudo é farra, bebidas e cigarros, todavia, Alasca, Chip, Miles, Takumi e Lara nos mostra que podemos viver fora das regras, que podemos sentir a vida pelos perigos mais simples. É uma graça perceber como Miles se insere nesse meio o qual não estava acostumado, como ele vai se encontrando em cada um dos jovens que passam a conviver com ele.


Trecho do livro (Reprodução: Host Geek).

Com um romance leve e muito bom de se ler, "Quem é você, Alasca?" é uma boa opção de leitura para aqueles que gostam de histórias que misturam descobertas, aventuras e sentimentos.

Nota de 0 (zero) a 10 (dez) para a obra de John Green: 8,5.


Por Lucas Afonso de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...