terça-feira, 1 de março de 2016

Tecnologia e Sociedade - As amizades virtuais

Com o crescente aumento da demanda tecnológica no mercado, os aparelhos eletrônicos e da informática ganham cada vez mais espaço entre a população mundial. Consequentemente, é visto claras alterações nos padrões de relações estabelecidos no meio social entre as pessoas. Isto é, com a intensa inserção de aparatos tecnológicos, as relações humanas se modificaram e estão moldadas em um padrão bastante discrepante do que se comparado a outrora.

Os relacionamentos latentes (pertencentes à esfera virtual) estão se tornando mais presentes entre os usuários da rede mundial de computadores conforme às modificações no âmbito social. Se as conversações se tornam, gradativamente mais virtuais, os relacionamentos por consequência também vão se virtualizando. Ou seja, a crescente presença do virtual no real, é capaz de elaborar uma virtualização na realidade. As pessoas estão dando maior atenção ao colega da rede social do que um amigo que está realmente ao seu lado. Criam-se os relacionamentos virtuais.

Mas, será que é de todo o mal manter relacionamento com uma pessoa apenas pela Internet?

Quem sou eu para responder isso, de ante mão adianto, cada um faz o que melhor lhe interessa, porém, algo que prezo muito é a verdadeira companhia, aquela que sempre está ao seu lado, em carne e osso. Mesmo assim, tenho meus amigos virtuais, os quais conheço apenas pela Internet e que também pode me trazer algo de bom. Isso mesmo, apesar da distância quando a pessoa é sua amiga, mesmo nunca tenha te visto pessoalmente, ela pode te trazer conforto consigo mesmo

Por isso, o importante, independentemente de estar no meio virtual ou não, é preservar boas amizades, aquelas que sempre trarão energias positivas para você. Pois, além da família, de pessoas especiais em nossas vidas temos os queridos amigos. Como é bom ter alguém com quem conversar na hora vaga, ter alguém a procurar na hora do desespero e da angústia.

O amigo, quando faz jus a sua função, fará o que for possível a promover o seu bem.

A mensagem que deixo a vocês é a seguinte: as amizades virtuais são um novo padrão de relacionamento estabelecido pela sociedade contemporânea e que se diferencia em alguns aspectos com a relação de amigos do meio real (que não se limita às redes sociais). Entretanto, possuem nuances que são próprias de um vínculo tão real quanto aquele que não pertence às redes sociais. Logo, se a conexão que possui com uma pessoa através da Internet extrair de você boas experiências virtuais, preserve-a, pois ela mesmo não tão concreta pode te fazer melhor, pode se metamorfizar do virtual ao real.


Por Lucas Afonso de Souza.

2 comentários:

  1. Olá, Lucas!
    A tecnologia facilita muito as nossas vidas, e sem dúvidas permite coisas incríveis. Só precisamos saber usar com moderação, e valorizar os momentos "reais".
    Ótimo post!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...