quarta-feira, 30 de março de 2016

Minhas Redações - Redação 06

Tema: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?

Título: Comunicar e não, manipular.


Foi com a Terceira Revolução Industrial que a forma do capitalismo passou a ser denominada de informacional, possuindo como principal característica, a informação como meio difusor do capital e as novas técnicas de propagação da mesma. Sendo assim, houve a ascensão da mídia por todo o globo, tornando-se uma ferramenta inserida no meio social, capaz de provocar transformações em vários setores.

Por consequência do intenso advento das tecnologias, sejam elas de informação ou comunicação, a influência da imprensa na vida do brasileiro se tornou algo preocupante. O que se tem a preocupar é o fato da programação veiculada abertamente possuir, em sua integridade, transmissão de ideais e opiniões já formulados. Caso a população não se atente e absorva tudo que lhe é apresentado, o processo de manipulação midiática crescerá gradativamente.

Ou seja, é necessário antes de tudo, ter o conhecimento que nem tudo o que é apresentado em textos, programas de TV ou quaisquer artigos e produtos da mídia, possui a veracidade e opinião correta. Os telespectadores, leitores e ouvintes, devem saber analisar sucintamente estes produtos, extraindo dos mesmos o que lhe é coerente, e produzir sua própria ideia. 

A imprensa nada mais é do que um suporte dado à sociedade, que a mantém informada e possibilita com que a mesma entenda e veja o que ocorre no planeta. É desanimador observar que existem produções que não faz jus a verdade, a real noção do jornalismo. E assim, transmitem conteúdos pautados na incoerência, manipulação política, ou mesmo em transmissões vergonhosas, que desagrega credibilidade à mídia brasileira.

O essencial a ser feito, é reformular e produzir novos programas, modificar o modo como é veiculado textos jornalísticos, fazendo com que os mesmos se tornem o mais livres de opiniões fechadas possível. Incentivar a educação em todas as gerações, promovendo campanhas conscientizadoras a respeito dos meios de comunicação e da liberdade informação ao público, prezando a valorização de conteúdos com qualidade.




Tema de Redação proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Edição 2004.

Autor: Lucas Afonso de Souza.


2 comentários:

  1. Olá, Lucas! Boa redação. É importante que nós, futuros profissionais da comunicação, tenhamos consciência do conteúdo muitas vezes não confiável de programas de TV. Para as pessoas que assistem, o mais importante é senso crítico.

    Te indiquei na TAG "Livros Opostos". Demorei um pouquinho pra vir te avisar, mas [e que só hoje tive um tempinho. Espero pelas suas respostas!
    http://loucura-por-leituras.blogspot.com.br/2016/04/tag-livros-opostos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo comentário e pela indicação!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...