terça-feira, 31 de maio de 2016

Reflexão - O desprezo em relação à natureza

Fonte

São cada vez mais assustadoras as atitudes que pessoas tomam em seu dia a dia. Há muitos que não pensam no bem social e natural, e jogam, sem a mínima vergonha possível, lixos em espaços públicos, ao ar livre, rios e lagos. A sucessão desenfreada de ações irresponsáveis como essas geram prejuízos incalculáveis à natureza. Um grande problema, um grande desafio.

Qual seria, então, a raíz desta problemática? Seria uma má educação na infância? Seria a falta de programas de conscientização social? Seria algum outro empecilho que empeça essas pessoas de possuir um resquício de ética para com o meio?

Fonte
Jogar o lixo na rua ou mesmo no rio é uma atitude no mínimo ridícula e desrespeitosa. É dizer não ao lugar em que vive, a terra. É uma atitude sem necessidade alguma, que não traz nenhum benefício, apenas malefícios horrendos. E não digo somente a questão dos lixos em espaços abertos, mas me refiro também a qualquer ação de irresponsabilidade das pessoas para com a desagregação da natureza.

As sacolas plásticas são outro grande problema que se relaciona a questão de preservação da natureza. A circulação das mesmas é imensa, e assim, quando jogadas no meio ambiente, poluem, pois demoram muito tempo para se decomporem. Os consumidores, então, devem sempre estar atentos ao comprar, buscar outros meios de guardar as compras, seja em caixas de papelão, sacolas biodegradáveis entre outros.

Há muitos indivíduos que se quer prezam pelo espaço natural. Desprezam e maltratam gradativamente o meio ambiente, prejudicando a outras pessoas e a eles mesmos. A sustentabilidade deve ser algo mais influente na vida das pessoas. Pois, é um mecanismo de articulação de atividades que não promoverão malefícios à natureza, assim como ocorrem em muitas atividades do cotidiano.

Fonte
A poluição atmosférica, aquecimento global, desmatamento desenfreado de áreas verdes, lixos em rios, lagos e oceanos e vários outros entraves são muito preocupantes para a humanidade. Por isso, que todos devem se conscientizar, trabalhar em prol de melhorias em relação aos prejuízos causados diariamente. Aquele clichê ditado de "cada um deve fazer sua parte", pois, assim a força tarefa de combate à desagregação da natureza é mais consistente, mais poderosa.

Se você gosta de viver, então preserve o lugar em que vive, é a dívida mínima que você tem para com a natureza. Mobilizem-se, preservem, digam sim a sustentabilidade e compartilhem esta ideia. Vamos todos unir forças para vencer este retrocesso mundial, vamos todos construir um futuro melhor, um lar mais digno às próximas gerações.


Por Lucas Afonso de Souza.


terça-feira, 24 de maio de 2016

Minhas Redações - Redação 08

Tema: O trabalho infantil na realidade brasileira.

Título: A ausência do lazer, presença do labor.

Fonte (Reprodução: O Globo).

 
Analisando os atuais dados referentes à quantidade de crianças e adolescentes que trabalham no país, percebe-se uma séria problemática social, devendo esta ser urgentemente tratada. Pois, estão envolvidos nesta situação milhões de vidas que necessitam de apoio por parte do Estado. Todo o conjunto social deve se mobilizar para combater este quadro que por lei não pertence a esses seres.

Fonte
É certo que muitos desses jovens que trabalham ainda continuam os estudos. Entretanto, o preocupante são os casos em que a família retira a possibilidade da criança estudar para poder prestar serviços. Trabalhos que são extremamente incoerentes perante a idade do “trabalhador”.

Assim, a criança deixa de vivenciar todos os direitos que os pertencem para viver como adulto, trabalhando, sem a devida segurança e regularidade. São milhares de pessoas que deixam de freqüentar espaços como a escola ou quaisquer centros de lazer para fazer parte desta triste realidade nacional, o trabalho infantil.

É necessário em primeiro momento, incentivar a educação e cidadania através da família e do Estado. Educar é a ferramenta essencial para instruir as novas gerações de brasileiros a não darem continuidade aos erros atuais. E sim, garantir a prosperidade social e avanço intelectual das massas populares.

A iniciativa de reduzir este problema não deve partir somente de quem esteja relacionado aos jovens que trabalham em condições ruins. Mas sim, de toda a sociedade brasileira. Portanto, deve-se repensar a maneira como está sendo aplicada a educação nas escolas, e promover estudos e ações capazes de apaziguar regressos sociais como este.


Fonte


Tema da Redação proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Edição 2005.

Autor da Redação: Lucas Afonso de Souza.


sexta-feira, 20 de maio de 2016

Dicas - Recomendação de aplicativos

Depois de um longo tempo sem recomendar aplicações no Blog, cá estou com dois ótimos apps para celulares e tablets. Os uso com uma boa frequência, e creio que alguns leitores podem se interessar por eles, pois um é bastante útil e o outro é uma excelente forma de entretenimento.


Fonte

Quem não ama assistir seriados de TV? É um dos meus hobbies favoritos e que estão também na lista de afazeres de muitas pessoas. As séries são produções televisivas divididas em temporadas, possuem episódios medianos em relação ao tempo e na maioria delas, a dinâmica de exibição é incrível, fazendo quem assistir querer sempre novos episódios.

E para facilitar o gerenciamento de suas séries de TV, a Toze Labs desenvolveu um guia completo de seriados de televisão para os amantes deste tipo de produção. No aplicativo "TV Show Time" você acompanha todas as novidades das séries, adiciona os episódios que já assistiu e gerencia todas as séries em que assiste em uma espécie de rede social sobre seriados.

TV Show Time no iOS

TV Show Time no Android


Fonte

A minha outra recomendação é relacionada a música. Quem sabe cantar aí? Quem gosta de cantar mesmo não sabendo cantar? Pois este aplicativo é para você, aficionado pelo mundo musical, amante desta encantadora arte.

O "Smule" é um app no qual o usuário poderá soltar a voz ao som de suas músicas favoritas. Além de cantar solo, a gravação do áudio pode ser feito em dueto ou mesmo em grupo. São várias músicas disponíveis, e durante a gravação você poderá escolher efeitos para a sua voz, e se divertir bastante se passando como cantor "profissional". Inicialmente você ganha o direito de gravar uma música de seu desejo, mas as demais que você quiser gravar faz parte do serviço pago.

Solte sua voz, faça o download do aplicativo e não se intimide. Uma ótima opção de se entreter e de passar o tempo.

Smule no iOS

Smule no Android

Experimentem os apps e comente aqui no post o que acharam dos mesmos. Não percam os próximos posts do Blog. Até a próxima!


Por Lucas Afonso de Souza.


terça-feira, 17 de maio de 2016

Reflexão - A música no palco da diversidade

Fonte: blogconsultoria.natura.net
Hoje tratarei em discutir sobre um assunto que sempre está em nosso entorno, de alguma forma. Provavelmente ele já foi tema de alguma conversa ou mesmo de um programa de televisão no qual você assistiu. A música é uma manifestação cultural, importantíssima para a sociedade, e que expressa nuances de povos e grupos, peculiaridades de raças, características de vários tipos de culturas. É arte, porém há algum tempo em que ela se tornou um produto muito rentável para o que chamamos de Indústria Cultural. E este fato desagrega valor à produção musical de qualidade, digo isso não indo contra às músicas mais tocadas e vendidas, mas sim na falta de atenção que as músicas mais originais e elaboradas não possuem em relação ao público.

Partindo desta perspectiva, comentarei sobre a pluralidade de gêneros musicais existentes. É uma variedade extraordinária e que abrange grupos sociais discrepantes. Um pequeno exemplo para nós brasileiros é a diferença da cultura musical da cidade do Rio de Janeiro, onde um dos gêneros mais influentes é o funk com a cultura musical do estado de Goiás, representado majotariamente pelo sertanejo. E assim por diante, o Brasil que já é conhecido por sua diversidade étnica, é consequentemente palco de diversidade em diversos aspectos, como no meio musical. 

Fonte: www.eletromusica.com.br

Esta grande diferença pode ser vista como algo muito positivo: a presença de uma diversidade assim pode nos colocar como nação rica em cultura, em produção artística partindo de diversos tipos de produções. Entretanto, esta proposição não passa da teoria, pois há pessoas que ainda insistem em comparar e julgar o gênero musical alheio, provocando confrontos e desavenças por causa de algo que era para proporcionar harmonia e manchando a imagem do Brasil como centro de convívio entre culturas dissonantes.

O que era para ser uma atividade de interação e entretenimento se torna propensa a receber parcelas de violência e agressões, tanto a um indivíduo quanto a grupos inteiros. A ideia do respeito ao próximo, independentemente de onde ele vem, o que escuta e como se veste é uma das saídas para amenizarmos este preconceito enraizado em muitos indivíduos. É preciso conceber a música, independente do seu gênero e de onde esteja sendo tocada, como uma oportunidade de compartilharmos as diferenças entre sociedades, as diferenças entre os seres humanos.

Fonte: radioboanova.com.br
Obviamente, se você realmente não tem interesse em vivenciar a cultura do outro através da música, seja livre, neste aspecto o ser humano é livre. Todavia, esta liberdade em não experimentar a música de alheios é acompanhada por uma palavra chave, a tolerância. Tolerar o que não é agradável a você é uma ação de respeito. Não julgue, não provoque o preconceito por conta da música, tolere, e se possível compartilhe o gosto musical do próximo. Assim, promoveremos certa harmonia entre grupos diferentes, contribuindo também para a redução de conflitos que dizem respeito a outros fatores, tais como a religião e os costumes.


Espero que vocês puderam entender a mensagem que propus com este texto. Respeite. Não custa, não machuca, somente agrega e contribui para se tornar uma pessoa melhor. Em um mundo, que possivelmente com essas contribuições significativas, tornar-se-á melhor.

Conto com a leitura e comentário de vocês não somente neste post, mas nos outros já publicados e também nas atualizações. Será muito bom ver a sua opinião em relação aos variados assuntos publicados no Blog para promovermos uma espécie de debate, na finalidade de produzirmos conhecimento através de uma plataforma online e gratuita.

Não se esqueçam em clicar "Participar deste site" no bloco da direita da página, para que possam seguir o Blog e ficarem por dentro de todas as novidades. Grande abraço.


Por Lucas Afonso de Souza.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Dicas - Recomendação de Canal do Youtube

Fonte
Minha recomendação de canal irá para um trio que dança muito, e em diferentes estilos de música. Estou falando do canal comandado pelo professor de dança Daniel Saboya e que recebe o mesmo nome do professor. Bem, o canal já recebeu mais de 2 milhões de inscrições, mais de 660 milhões de visualizações (a contar todos os vídeos) e está no ar desde 2007. Como falei, as danças apresentadas nos vídeos são realizadas por três pessoas: o Daniel, a Izabela Leite e Rosana Maria.

Eu sou daquelas pessoas que curtem muito assistir a coreografias de músicas, que se encanta muito pela arte da dança. Entretanto, que se for para dançar não se sai muito bem na prática. Por isso, gosto de zapear os vídeos de coreografias de músicas que curto no Youtube, e assim encontrei o canal "Daniel Saboya". 

Fonte
O interessante a se ressaltar é que o canal é um excelente meio para propagar o sentido e relevância da dança. Pois, como todos sabem, além de servir para o entretenimento, a dança serve como expressão artística e auxiliadora na saúde. Dançar é: se exercitar, se divertir, se conhecer e aprender. Eu vejo na dança, saídas. A dança pode sim proporcionar saídas para determinados problemas que temos em nossas vidas. Ela pode servir como ferramenta amenizadora de angústias, de dores e de aflições. Ela, assim como as demais artes, é uma espécie de motor do conhecimento. Podemos conhecer expressões novas, movimentos e ao nosso próprio corpo.

Por isso que uso desta coluna "Dicas" para repassar e compartilhar canais e meios que poderão servir para algo a você. Além do canal de apresentar as coreografias de músicas, há outro canal somente para ensinar as coreografias, e esse é um dos principais diferenciais. O público poderá aprender a coreografia, acompanhar a música junto com o trio direto do Youtube. Sem contar que você não pagará nada por isso.

Confira o link do canal e das redes sociais do Daniel Saboya:







Mais uma super dica que deixo aos leitores. Comentem abaixo o que acharam do canal. Aguardo a sua visita e leitura nas próximas atualizações. Abraços!


Por Lucas Afonso de Souza.


terça-feira, 10 de maio de 2016

Diário de Viagem - Balneário Camboriú e suas atrações


Fonte.

Dados sobre o roteiro:

Nome: Balneário Camboriú.
Estado: Santa Catarina.
População: 108.089.
Bioma: Mata Atlântica.




O "Diário de Viagem" é uma coluna que retratará as minhas experiências em passeios que fiz. Nela, contarei a respeito das minhas impressões em relação ao local, aos preços, à comida e em outros fatores que estão presentes durante a viagem. Para quem ainda não leu o meu primeiro post desta coluna, segue o link da publicação que escrevi sobre Natal - RN: Diário de Viagem - As belezas de Natal.

Praia Central de Balneário Camboriú (Fonte:www.bsop.com.br ).

Saímos no dia 29 de fevereiro de 2016 rumo a uma cidade do litoral catarinense, de nome Balneário Camboriú. Minha primeira viagem de ônibus a uma longa distância, entretanto isto não fora prejudicial para curtir a viagem de ida e volta. O ônibus que fui é super confortável, dava para descansar tranquilamente por todo o trajeto. Então, tanto na ida quanto na volta, a janela do meu assento foi minha fiel companheira, as paisagens que presenciei foram de inebriar minha pessoa. Encantei-me com as montanhas próximas do litoral paranaenses. Os rios, as florestas e as quedas d'água se complementam e proporcionam às pessoas um cenário incrível e exuberante.

Foram mais de 1500 quilômetros percorridos em várias horas de viagem. Chegamos no dia 01 de março, às 11 horas da manhã. A cidade é relativamente grande, se comparada aos interiores do estado de Goiás. Com mais de 100 mil habitantes a cidade oferece aos turistas alguns locais para serem visitados, que valem muito a pena. A exemplo do Parque Unipraias, um complexo de teleférico que liga duas praias, da estação Barra Sul à estação das Laranjeiras, com parada na estação Mata Atlântica.

Este passeio foi muito bom, o percurso é nas alturas com uma linda vista para a Praia Central de Balneário Camboriú. Na parada da Mata Atlântica, passeamos por trilhas lindas em meio a mata, sendo rodeados por trilhos que fazem parte do brinquedo "Youhooo". Nesta montanha, há dois maravilhosos mirantes um direcionado à cidade e o outro ao horizonte do Oceano Atlântico. Uma vista inesquecível. Após descer para a última estação do trajeto, poderíamos curtir, enfim, uma deliciosa praia, a Praia das Laranjeiras, com uma água de reflexo esverdeado e bastante badalada.

A Praia Central, a qual fomos com maior frequência, é bastante grande e bem movimentada. Todavia, sua água se suja devido as algas e a areia. Mas, os banhos fora muito bons e refrescantes. 

Conhecendo mais de Santa Catarina

Fonte
Além do destino principal, a excursão em que estávamos nos levou para outros locais. O primeiro passeio foi à Brusque - SC, capital brasileira da indústria têxtil, lá o tempo foi destinado a compras e caminhadas pelos shoppings de moda. Logo em seguida, fomos para uma pequena cidade encantadora e aconchegante, refiro-me a Nova Trento - SC. É lá que se encontra o Santuário de Santa Paulina, uma construção que fica em relevo elevado e proporciona uma vista espetacular para as montanhas esverdeadas do interior catarinense. 


Vista do parque "Beto Carrero World" (Fonte).
E um destino que não poderia faltar é o maior parque de diversão da América Latina. Situado em Penha - SC, o "Beto Carrero World" é um complexo gigantesco de atrações iradas, radicais, divertidas e emocionantes. Uma disney brasileira, literalmente. As aventuras são muitas e os brinquedos são muito bons. Gargalhadas e emoção garantida nos espetáculos que são apresentados diariamente nos teatros do parque, todos eles tematizados. Uma excelente opção para a família inteira se divertir e curtir as férias dos jovens e crianças.

Se gostou do post, comente e deixe sua opinião em relação à cidade de Balneário Camboriú caso já a visitou. Clique em "participar deste site", na barra direita da página, para seguir o Blog e ficar por dentro das novidades. Também notificarei pelo Twitter (@comlucasafonso). Aguardem as próximas atualizações. Um grande abraço!


Por Lucas Afonso de Souza.



sexta-feira, 6 de maio de 2016

Literatura - Resenha do Livro "Inclassificável - Memórias da Estrada"

Fonte: www.saraiva.com.br.
Sinopse: A jovem artista de 25 anos é natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e sempre nutriu o desejo de vivenciar a fundo a experiência de compartilhar sua escrita com outros olhos e ouvidos. Uma apaixonada por palavras, estréia com Inclassificável: memórias da estrada, livro escrito durante a turnê do grupo Rebelde, do qual fez parte como atriz e cantora, desvelando cada cantinho do país. Seu registro sensível e fluído, não se pretende um diário de bordo, mas talvez uma elaboração sobre sua percepção acerca das particularidades que resignificam toda essa experiência. Uma viagem por seu universo paralelo, repleto de densidades e teores de rima, mas sem comprometer a leveza que Mel traz consigo por estar realizando um sonho que perpassa, sem dúvida, pelo reconhecimento da poesia cotidiana que é aventurar-se na vida.

Fonte: Saraiva.

Resenha: Melanie Fronckowiak, conhecida popularmente por Mel Fronckowiak é uma linda mulher, natural do Rio Grande do Sul e que em 2008 recebeu o título de "bumbum mais bonito do mundo" pela marca de langeries Sloggi. É atriz, cantora, modelo e apresentadora. Super talentosa, muito elegante e gentil, a gaúcha encantou muitos jovens e crianças quando protagonizou a novela teen da Rede Record em 2011, "Rebelde". 

Fonte: entretenimento.r7.com.
Neste projeto, além de passar uma série de trabalhos de gravação para o folhetim, os seis integrantes da banda passaram a enfrentar shows aos finais de semana. Uma rotina super cansativa para eles, mas que foi essencial para os mesmos se amadurecerem e mostrarem ao país o seu trabalho. A banda "Rebeldes" foi composta por Micael Borges, Lua Blanco, Arthur Aguiar, Sophia Abrahão, Chay Suede e pela Mel, fez muito sucesso em suas apresentações musicais e na venda de discos e artefatos do grupo.

E foram as experiências vivenciadas pelos seis que permeou a mente de Mel, e fizesse com que ela discorresse uma obra literária. Um desejo que sempre teve, poder compartilhas aos outros sua arte de escrita, uma de suas paixões. "Inclassificável - Memórias da Estrada" não é um mero livro que conta o que a banda passou durante a trajetória de uma turnê, é um livro no qual foram depositados fortes sentimentos de uma mulher amante da poesia.

Como eu me surpreendi com a escrita de Mel, é algo peculiar, doce e vívido. Ela escreve a prosa com a poesia permeada entre as entrelinhas. São encontrados nas páginas deste lindíssimo livro reflexões fortíssimas, as quais todos poderiam ter contato. São textos muito bons, que se alternam entre o "diário" dos momentos com o pessoal da banda. Um livro que serve tanto para os fãs de "Rebeldes", quanto a outras pessoas que curtem ler, e que possam gostar bastante da escrita da sulista.

Confira um pequeno trecho de um dos textos poéticos do livro:

"O fato é que na maioria das vezes eu espero que todos durmam e depois vou bem devagar deixando a fresta maior e acomodando as palavras impacientes. Mas hoje chove, o céu lá fora, aguando o mundo e os que perdem o sono com isso não se importam com o pouco de luz (afinal, a escuridão molhada já é suficientemente negra)." ("Inclassificável - Memórias da Estrada", página 51).

Assim, constitui-se um exímio trabalho que merece muito reconhecimento. Já estou super ansioso para seu próximo livro, e espero que seja igual ou melhor que este. A Mel de fato está de parabéns por ter escrito algo tão bonito e singelo como foi "Inclassificável - Memórias da Estrada". Deixarei o link da rede social da atriz, bem como as lojas online que estão vendendo o livro para que vocês já possam comprar e desfrutar desta bela obra.


Lojas que estão vendendo o livro:



Rede social da escritora:



Obrigado pela leitura da resenha, estou aguardando os comentários e a visita de vocês nos próximos posts. Para serem noticiados das novidades do Blog, clique em "participar deste site" na barra direita da página e sigam-me no Twitter (@comlucasafonso). Abraços!


Por Lucas Afonso de Souza.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Minhas Redações - Redação 07

Tema: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

Título: Votar: uma escolha, um destino.


Imagem de pessoas reivindicando as "Diretas Já" (Fonte).
A história do Brasil é constituída por memórias intensamente relevantes a todos desta nação. Foram lutas, batalhas, desafios e vitórias para muitos que viveram e morreram para construir o país de hoje. Dentre as incessantes buscas que a população se movimentou contra o abuso de poder, está o direito do voto, a almejada democracia.

O período da Ditadura Militar, 1964 a 1985, foi uma recessão a sociedade brasileira no quesito de participação política. Os ditadores eram militantes que censuravam, agrediam e repreendiam a liberdade de expressão, tão pouco, a liberdade de opinar politicamente. Porém, com o término deste golpe, os brasileiros conseguiram e passaram a votar, a escolher representantes que conduzissem a nação brasileira.


Outra vitória nacional e principalmente das mulheres, foi o direito do voto feminino (Fonte).

Esta conquista, em mérito a todo esforço e empenho, deve ser refletida seriamente. Votar, é antes de tudo, uma ação em respeito aos que foram humilhados e mortos por esta vitória. É um ato de garantir o que é direito do povo e dever dos políticos. Por isso, deve-se pesquisar e estudar a respeito do trabalho de cada governante e partido, para então, haver uma produção de argumentos e opiniões mais concretas em relação ao político escolhido.

Fonte: www.rankbrasil.com.br
É entristecedor observar que muitos não possuem um pensamento como este, e levam a política e o voto como assunto e atitudes sem importância. Desrespeito e falta de responsabilidade. Os cidadãos precisam compreender que, por mais da existência de corrupção no cenário nacional, o voto é uma oportunidade para haver melhorias, e se não as obtiverem, a movimentação social em prol dos direitos civis são imprenscidíveis.

Por conseguinte, a consciência é um fator chave no momento de escolher, de votar. Sem ligações de amizade, de capital. A necessidade se baseia em haver escolhas coerentes, que se resultaram de estudos e pesquisas dos próprios cidadãos. Só assim, transformações desejadas poderão ser efetivadas. Um fruto do aprendizado do voto. A concretização de votantes responsáveis e que entendem seus deveres e direitos.


Tema de Redação proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Edição 2002.

Autor: Lucas Afonso de Souza.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...