terça-feira, 13 de setembro de 2016

Diário de Viagem - Desbravando o desconhecido em São Paulo

Dia 27 de agosto, 2016 - O decolar de anseios e pensamentos dispersos

Eu e meu irmão, Felix,
na Bienal do Livro de São Paulo.
O frio na barriga na hora da decolagem é inevitável, todavia já não é mais devido à viagem de avião, a ansiedade se refere a outro pensamento. Eu e o meu irmão vamos visitar a cidade de São Paulo, a segunda vez dele e minha primeira. Antes dele falar tão bem da cidade e do passeio que ele fez por lá eu não sentia tanta vontade de conhecer a terra da garoa. Mas, como disse a vocês que desde julho fiquei sabendo que iria participar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, comecei a lançar outros olhares para o meu grande destino deste segundo semestre. A partir daí, várias coisas começaram a passar por minha cabeça, estava eu, um garoto de dezessete anos prestes a lançar um livro como coautor no maior evento literário do país. De fato, minha felicidade e ansiedade se expandia a cada minuto que se passava dentro do avião.

Estação da Luz (Foto por Lucas Afonso).
Parecia  que tudo era novidade para mim neste final de semana. Até minha hospedagem foi de um modo inédito para mim. Contratei o serviço  da Airbnb, e eu e o Felix iríamos ficar no apartamento de um rapaz, que logo que conheci, percebi ser uma pessoa extremamente amigável. Foi no sábado que fui para a Bienal. Um grande dia que se concretizava, com grandes emoções e muito conhecimento. Já deixei claro a todas as pessoas que me conhecem e também aos leitores do meu blog que sou apaixonado por literatura. Na verdade, tudo que envolve arte e criação me encanta. Assim, passei o dia ao lado do meu irmão andando pelos vários stands de exposição, apreciando as criativas maneiras que estavam sendo trabalhadas para a exposição das obras, comprando livros, e claro, vendo vários leitores e autores respirando literatura.

De fato, este primeiro dia foi muito cansativo, e quando mal chegamos onde estávamos hospedados a grande vontade de poder se recostar e descansar se confundia com outro grande desejo, o de desbravar o desconhecido nesta imensa cidade.

Dia 28 de agosto, 2016 - Permeando as vias paulistas: desbravando o desconhecido

O autor deste blog no Viaduto do Chá. O dia estava muito bom para passear! (Arquivo Pessoal).

Pinacoteca do Estado de São Paulo (Foto por Lucas Afonso).

Quando abri os olhos, a claridade já se resplandecia por todo o quarto. Levantei-me, olhei pela janela aquela paisagem marcante: céu, prédios e uma porção de verde. Dera eu uma grande sorte de estar perto de uma porção esverdeada em meio a selva de pedras que é São Paulo. Um pouco antes do horário do almoço, pedi algumas dicas de turismo ao nosso anfitrião. Destinos como a praça Franklin Roosevelt, Praça da República, Viaduto do Chá, Praça da Sé, Catedral da Sé, Estação da Luz, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Praça da Luz e Avenida Paulista foram demarcados por nós. Um grande percurso que faríamos de um jeito meramente simples e espontâneo, à pé.


Vista do quarto onde estava (Foto por Lucas Afonso).


Avenida Paulista (Foto por Lucas Afonso).
Melhor escolha não teria. Andar pela cidade, à pé, é a maneira mais real e frutífera de conhecer o centro urbano. Assim, percorremos por todos esses lugares, um mais encantador que o outro. A subjetividade de obras belíssimas e conceituais na Pinacoteca, a beleza natural em meio ao urbano de praças e parques da capital paulista, a grandeza de imensos arranha céus e as belas exposições arquitetônicas proporcionadas por São Paulo ficaram extremamente presentes neste passeio, e fincaram-se um lugar em minhas memórias de belas viagens.

Sobre a Avenida Paulista o que tenho falar são belos elogios. Aberta ao público aos domingos, a Paulista canta e encanta, abarca uma pluralidade sujeitos citadinos de inebriar o olhar. Fiquei surpreso com a quantidade de artistas de rua talentosíssimos que se apresentavam naquele dia. São apresentações muito presentes, que mostram em pura realidade a qualidade da arte ali demonstrada. Literalmente, a via se constitui de um emaranhado de identidades, indivíduos e belezas humanas. Uma bela sugestão de passeio para quem esteja visitando São Paulo, ou mesmo quem reside por lá.

À noite, fomos para a praça Franklin Roosevelt, havia uma apresentação circense. Mais outra performance artística simples, porém com aquele toque de complexidade, aquele ar de prática circense bem feita. Um local que me encantou muito, tanto em beleza quanto em aspecto cultural, foi os estabelecimentos da Família Mancini, uma família italiana que possui restaurantes e estabelecimentos envoltos em uma rua particular, que compreende uma graciosidade inquestionável no que tange ao sutil e belo.


Dia 29 de agosto, 2016 - A beleza do verde em meio à selva de pedras

Parque Ibirapuera (Foto por Lucas Afonso).
O último dia de São Paulo reuniu todo o cansaço que estava sentindo por andar muito esses dias. Mas, guardamos um pouco de nossas forças e decidimos visitar o Parque Ibirapuera em uma belíssima tarde de segunda-feira. Uma ótima localidade da cidade que possui uma porção natural muito rica e bonita. É de encantar com cada peculiaridade ali presente, as rosas, as folhas, as pessoas passeando, as pessoas fazendo exercícios físicos. É um lugar excelente para usufruir de ares mais puros e para se esvair da tensão produzida pela opressão dos prédios da metrópole paulista. Os belos registros desta publicação são parte das minhas recordações deste maravilhoso passeio.

Pessoal, isso foi um pouco do que eu vivi neste final de semana, o qual conseguiu reunir em apenas três dias, fortes vivências e experiências, muito valiosas para mim. Comentem abaixo caso você já visitou a cidade e deixe sua opinião sobre. Agradeço a leitura de tod@s!

Lindo lago no Parque do Ibirapuera (Arquivo Pessoal).

Por Lucas Afonso de Souza.

2 comentários:

  1. Eu amo, amo, amo amo São Pulo. Moro bem pertinho, duas horas de trem, e sempre que posso faço esses passeios que você fez. Infelizmente não pôde conhecer o Museu da Língua Portuguesa, eu conheci logo que me mudei para cá, e gostei bastante. A Estação da Luz é uma viagem para o passado, não é mesmo? Nunca fui na Paulista de domingo, mas preciso tirar um tempinho para ir. No Ibirapuera só fui no planetário há muito tempo e em uma exposição com a escola, então nem pude passear por lá, mas é um lugar que gostaria muito de visitar. Você estava cansado, mas foi um cansaço bom, não é mesmo?
    Suas fotos são maravilhosas e você escreve muitíssimo bem!!
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia!

      A Estação da Luz é lindíssima e realmente é uma viagem ao passado. Eu super recomendo a Paulista aos domingos, eu simplesmente achei espetacular o passeio neste dia. Vale muito a pena tirar o dia para passear no Ibirapuera. Sim, um bom cansaço, saudável!

      Muitíssimo obrigados pelos elogios, e valeu pela visita, aguardando futuras leituras...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...