terça-feira, 4 de outubro de 2016

Literatura - Resenha do Livro "Um amor para recordar"

Fonte: Julie Escreveu.
Sinopse: Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Fonte: Saraiva.

Resenha: Conhecido mundialmente por seus livros de romance, Nicholas Sparks é um escritor de mão cheia quando o assunto é provocar emoção nos leitores. "Um amor para recordar" é o segundo título que li do autor, e como ocorrera com "Querido John", ele depositou nas entrelinhas da obra uma dose grandiosa de sentimentalismo e romance. Para os amantes de histórias de amor, Sparks é indicação certíssima e obrigatória.

Fonte: Fotos de Amor Lindas.
Narrado por Landon Carter, a história se passa em uma pequena cidade litorânea dos Estados Unidos. Percebe-se que o narrador inicia no tempo presente (prefácio), e após isso se transpõe a recordar lembranças de quando estava com os seus 17 anos. Assim, o livro se percorre nas recordações que Carter possui de um período que marcou muito a sua vida.

Um garoto que era conhecido pela comunidade como um rebelde, amigo de pessoas populares e rico. Quando estava próximo ao baile da escola, Landon procurava uma garota para convidar a ir ao baile, mas suas possibilidades aquele ano eram mínimas. O que ele menos queria, estava prestes a acontecer, a jovem que seria convidada por ele era ninguém mais do que Jamie Sullivan, a "garota certinha que andava com uma bíblia pelos braços" e filha de Hegbert, o pastor que não era nada amigo do pai de Carter.

Assim, há uma aproximação de duas pessoas de realidades distintas e de personalidades completamente diferentes. Tudo que Landon deveria fazer para sair com Jamie na noite do baile era não se apaixonar por ela. Algo simples para ele que era acostumado a falar mal dela com os seus amigos. Mas, Jamie era um ser especial, bondoso e humilde, algo nela desperta e amolece um coração rebelde como o de Landon Carter. Uma grande paixão seria inevitável.

Fonte: Literatura News.
A partir desse momento da história, o leitor acompanhará como esse relacionamento se desenrolará. É bonito ver uma transformação benéfica em Landon, que o faz se tornar uma pessoa mais humana, aproximar-se das ações boas que trazem o bem às pessoas assim como, de costumeiro, Jamie pratica. Algo de impactante acontecerá para tentar romper esse laço que se formou entre Landon e Jamie. Depreendi que a ligação em que se foi formada entre os dois, é algo inabalável e duradouro. Assim, não importa o que aconteça, esse amor "estava nos planos de Deus", e era para ser recordado, para todo o sempre.

Nota de 0 (zero) a 10 (dez) para a obra de Nicholas Sparks: 8.

Não se esqueça de deixar seus comentários aqui no post, de seguir o blog e de zapear entre as demais publicações do blog. Será uma grande honra receber sempre a visita de vocês. Grande abraço!


Por Lucas Afonso de Souza.


2 comentários:

  1. Já assisti o filme um monte de vezes (quem nunca?), e uma coisa é incrível: eu nunca deixo de me emocionar com essa história! Apesar de não gostar muito do estilo do Sparks, eu reconheço que ele sabe muito bem como despertar a emoção nas pessoas. Por gostar muito do filme, tenho vontade de ler o livro, do mesmo jeito que ainda quero ler "O diário de uma paixão" algum dia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...