terça-feira, 25 de agosto de 2015

Literatura - Resenha do Livro "A Seleção"

Sinopse: Para trinta e cinco garotas, A Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama, abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer e viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar.

Resenha: Li o livro em um período de oito dias, por causa da falta de tempo que tive durante essa semana para poder lê-lo. Foi o primeiro escrito da Kiera Cass que li, e gostei muita desta narrativa. "A Seleção" é uma série de quatro livros (até onde eu sei), e além dos quatro principais há um adicional contendo contos. Esta resenha se refere ao primeiro livro de mesmo nome da série dos livros da autora americana.

O interessante desta narrativa é que ela se passa no futuro, após a Quarta Guerra Mundial ter eclodido. O local onde a história é narrada é Illéa, um país que possuí em sua divisão social, o sistema de castas. Essas castas são divididas por números, que são eles do 1 ao 8, onde quanto maior for o número, menor é a posição social do cidadão de Illéa. 

Tudo começa quando o processo de escolha da nova princesa do reino é divulgado a toda a população, este processo é intitulado Seleção. A protagonista é America Singer uma artista da casta 5 e vive com sua família. Ela namora escondido com Aspen, da casta 6, por causa da repreensão que há por pessoas de castas distintas se relacionarem. Todos a impressionam para poder se inscrever na Seleção e participar do sorteio que levará 35 jovens que são escolhidas por todo o território  do país a fim de se mudarem para o castelo real, disputarem então, o coração do príncipe Maxon. 

Porém, America resiste aos pedidos da família pela inscrição, pois não se sente feliz na possibilidade de concorrer pelo coração de um homem, que não o ama. Aspen é mais uma pessoa que insiste para que America se inscreva no processo, ele fala que ela precisa disso como uma chance a melhorar a sua situação de vida.

America se inscreve no processo. Entretanto, em uma certa noite na casa de árvore que há em seu quintal, ela recebe uma triste notícia, Aspen decidi romper sem grandes explicações, o relacionamento entre eles. America se vê totalmente perdida depois da recinsão. 

Algum tempo depois, os nomes das selecionadas são divulgados. América Singer é uma das 35 que se mudará para o castelo real. Ela se despede de toda a família e arpa em uma emocionante história que se inicia. A Seleção oficialmente começa. 

Durante boa parte do livro, é mostrado como funciona esta seleção. Ao passar dos dias garotas vão embora, por conta própria ou por eliminação da parte de Maxon. America começa de repente uma certa aproximação com o príncipe, este que desde que conheceu America não esconde sua real intensão com a donzela. 

Assim, o primeiro livro se transcorre. Várias surpresas, aflições, angústias e tramas se desenrolarão. E no final, sobrará para contar história apenas seis jovens, assim a Elite se forma. Mas como ainda não li o segundo livro (A Elite) não sei a continuidade da narração da Kiera, sinto-me com muito ansiedade em saber do desfecho da seleção. 

Lerei o restante dos livros assim que der, e postarei suas respectivas resenhas no Blog para vocês poderem ir conhecendo a série. Caso se interessou pelo livro, deixarei para sua facilidade o link de download em PDF abaixo do texto e também o link de compra no site Submarino (O qual recomendo).




Por hoje é só, espero vê-los aqui nos outros posts. Quando passo um tempo sem publicar algo, saibam que não tive oportunidade para poder escrever. Tentarei ao máximo manter uma boa frequência aos meus fieis leitores e aos recém-leitores do "Com Lucas Afonso". Tenha a todos uma boa tarde, e comentem sobre a resenha do livro, deixando a opinião de vocês. 


Por Lucas Afonso de Souza.


2 comentários:

  1. Sempre ouvi falar muito dos livros dessa série, e confesso que nunca tive interesse em ler, apesar da curiosidade. Achei interessante o fato de se passar no futuro, após a Quarta Guerra. Isso é uma característica das distopias, e eu nunca imaginaria algo assim em um romance que remete tanto ao passado (princesas, vestidos, palácios). Mas talvez esse meu pensamento seja coisa de quem não leu o livro e fica com ideias pré-concebidas. De qualquer forma, a sua resenha mudou um pouco o que eu pensava a respeito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...