terça-feira, 4 de agosto de 2015

Ciência - A ausência de mulheres nas ciências exatas


É de costume ver em turmas de graduação ou em outros tipos de curso superior, como o mestrado e doutorado da área das Exatas compostas na grande maioria pelo grupo masculino. Atualmente o quadro é este, os homens estão cada vez mais procurando cursos que estão no eixo das chamadas Ciências Exatas, a exemplo: Engenharias, Física, Química entre outros, e as mulheres seguem outro rumo, seja ele nas Ciências Humanas, na Saúde ou em outra área.

Mas a questão é, isto chega a ser um problema?

Talvez sim, pois analisando este atual quadro é observado que há uma falta de equidade nos campos profissionais no Brasil atualmente. De fato as Engenharias estão avançando gradativamente no plano nacional e se tornam áreas lucrativas e produtivas a quem se vê empregado nas mesmas. Por outro lado, as licenciaturas por exemplo, não possuem o grandioso retorno que a Ciência oferece ao empregado, e acaba por se tornar cursos cada vez menos procurados e compostos por mais mulheres.

O que causa então as mulheres procurarem outros cursos sem estarem vinculados às ciências?

Uma das possíveis respostas a esta questão é que infelizmente há a existência do estereótipo de que as mulheres não possuem habilidades intelectuais suficientes necessárias a serem inseridas no ramo científico e acabam por ingressarem em outras profissões. Assim como, o estereótipo de que elas são seres mais frágeis, sensíveis e assim terão que trabalhar em serviços voltados às relações humanas e saúde. Triste realidade social, os estereótipos acabam por influenciar grandes massas populares e possuem a persuasão capaz de alterar noções e ideias em nossa sociedade.

É necessário talvez a busca de reais objetivos por parte de cada indivíduo. E devemos sempre ir contra aos padrões criados pela sociedade, se necessário. Possibilitando então o almejamento e a busca constante pelo o contentamento em nosso ânimo e a felicidade interior. A famosa frase vem à tona: "Devemos fazer o que nós gostamos". 

Talvez assim, daqui há algum tempo, a pesquisa científica e o ramo que constitui toda a completude da Ciência ganhará membros femininos, ideias e pensamentos femininos. Enfim, mulheres cientistas, engenheiras, químicas e físicas. A mulher de fato precisa de maior espaço em nosso país. E elas podem mudar este atual quadro.


Por Lucas Afonso de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...