Título: Educação qualificada: o caminho para o progresso.
Aprender a viver em uma sociedade é um dos requisitos básicos de um cidadão, só que para isto é necessário todo um longo e trabalhado processo de aprendizado e educação para difundir aos indivíduos conceitos como de cidadania e a participação social.
A fase essencial para que estes termos sejam repassados às pessoas é a infância e juventude. São nestes períodos que o conhecimento se aflora no ânimo do indivíduo de maneira mais fluida e intuitiva, estabelecendo um modo com que o mesmo passe a pensar por si só e participar mais do meio que está inserido.
Entretanto, para que isto ocorra como o esperado é preciso que haja muita organização e planejamento no Sistema de Educação do país, ou seja, estruturas escolares de boa qualidade para receber os educandos, como também, corpo docente eficiente e capaz de ensinar aos futuros cidadãos adultos estes conceitos fundamentais de convívio social.
Educar é a base para a obtenção de um futuro próspero, portanto não cabe apenas o sistema educacional este papel, todavia, obviamente à família, esta que se encontra sempre em contato com o indivíduo, pode efetivamente colaborar neste processo.
Fazendo desta forma, proporciona-se a abertura de novas portas para a sociedade, como o apaziguamento de atitudes corruptivas, preconceituosas ou quaisquer outras outras que envolvem a moral e ética e a conscientização aflorada nas massas populares, constituídas por seres humanos mais autônomas, responsáveis e cidadãos.
Tema proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Edição 1999.
Autor da Redação: Lucas Afonso de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário