terça-feira, 22 de novembro de 2016

Diário de Viagem - O Sertão encantado

O Sertão encantado e toda a sua maestria... 
Mais um passeio que deixou belas lembranças. Hoje, no "Diário de Viagem" falarei um pouco da minha experiência na viagem que fiz pela Universidade para o norte do estado de Goiás, mais precisamente, para a região da Chapada dos Veadeiros. Fomos em pouquíssimas pessoas, apenas cinco mais o motorista, em uma van, com destino à comunidade do Sertão, no município de Alto Paraíso de Goiás. O objetivo da viagem foi desenvolver um projeto de extensão que a Universidade possui com a comunidade, gravando materiais sobre a região para um webjornal que produzimos e também, cobrir uma celebração religiosa da comunidade.

A paisagem é de vislumbrar qualquer olhar!
Salto de 80 metros em uma das trilhas
do Parque Nacional.
Pensei muito em como era lá, como iria conversar com as pessoas, como elas nos tratariam. Foram mais de 400 km percorridos da capital goiana até o Sertão encantado. Quando tivemos nosso primeiro contato com a paisagem de lá, a admiração era visível aos olhos dos viajantes. Era uma terça-feira, à tarde, quando chegamos na casa de uma das professoras da escola da comunidade do Sertão. Ela nos passou algumas informações, ficaríamos hospedados em casas de moradores da comunidade. E já no primeiro dia, durante a noite, fomos à capela onde havia uma celebração. O mais interessante, bem próximas, estavam duas igrejas de distintas religiões. Um diálogo religioso em meio ao encanto do Sertão.

Logo que amanheceu, fomos ao trabalho. Faríamos uma cobertura dos eventos do dia naquela comunidade. Terra de povo simples e humilde, de coração grande e receptivo. Fotografamos, entrevistamos moradores e envolvidos no evento religioso, e sobretudo, conhecemos histórias. Histórias de vidas, de pessoas simples, que buscam na vida do sertão, sentidos. O abraço acolhedor, olhos ávidos e curiosos ao ver as câmeras. Pessoas que pelas coisas simples, vivem bem, sorridentes. Os registros não ficaram somente nos materiais gravados pelos equipamentos de produção, todavia, em nossas memórias. 

Esta natureza que consegue sempre me
surpreender com sua grandiosidade em beleza
e cores.
Decidimos, no último dia, visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no distrito de São Jorge, há pouco mais de 50 km de onde estávamos. Iríamos percorrer uma trilha pelo cerrado goiano. Bem, o que falar desse lugar? O encantamento e vislumbre ao olhar as maravilhas que constituem uma bela porção de verde é esplêndido. Percorremos, à pé, cerca de 10 km, com paisagens e vistas exuberantes da grandiosidade do bioma Cerrado. Foi muito rica a experiência de se aproximar mais da natureza que constitui o estado em que vivo. Belas e altas cachoeiras complementam o lindíssima composição da natureza que a Chapada dos Veadeiros propicia. 

Fica uma super dica de passeio à tod@s que amam respirar ares puros e vivenciar altas aventuras. Segue o link do website do Parque, e aproveite para conhecer um pouco mais desse lugar maravilhoso: Chapada dos Veadeiros


Por Lucas Afonso de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...