sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Reflexão - A profunda angústia

(Imagem: Reprodução / PSOL).
É meu dever de me posicionar neste espaço que utilizo para a promoção de debates e discussões. Então, como muitos já sabem ocorre um processo de tramitação, com próxima fase no Senado, para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, reconhecida como PEC 55 no Senado. A mesma que estabelece um limite de investimento em setores bases da sociedade como a saúde e a educação, um congelamento que prevê cortes nessas áreas no período de 20 anos.

Por conta disso, instituições públicas de ensino, estudantes, técnicos administrativos e docentes vêm se posicionando e se manifestando contra a aprovação desta PEC. De fato, esta proposta significa um grande retrocesso na sociedade brasileira e que com o passar dos tempos pode causar danos estrondosos a grande parte da população, até porque ela pode interferir no salário mínimo e na qualidade de vida das pessoas. Mais uma vez os desfavorecidos economicamente se encontram à mercê das ações dos políticos. 

A PEC é uma afronta aos direitos mais básicos da sociedade (Imagem: Reprodução / APP).

Nos deparamos com um governo ilegítimo almejando praticar ações ilegítimas que ferem a Constituição de 1988. São milhões de pessoas que serão afetadas caso haja a aprovação da PEC 55. Além da atual geração de estudantes, várias outras que virão também viverão uma situação bastante delicada no que tange à realidade vivenciada nas instituições federais de ensino. A educação e a saúde serão vítimas de um arrombo histórico. Nos encontraremos em uma realidade de depravação da qualidade do serviço público após alguns anos de redução dos gastos em áreas essenciais para todxs.

Entram em confluência nesta conjuntura outras ações do governo golpista que também causam uma preconização na qualidade do ensino e em suas especificidades. Incluem-se aí as propostas do Novo Ensino Médio, que prevê mudanças na dinâmica do EM e a não-obrigatoriedade do curso de disciplinas, que para mim são primordiais, como Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física e também, a Escola Sem Partido, a qual propõem o não posicionamento ideológico dos docentes em salas de aulas, propiciando uma dinâmica pedagógica sem aprofundamento crítico e sem a contribuição ideológica do educador no processo de aprendizagem dos discentes. 

As recentes ocupações realizadas em grande parte do país, principalmente no estado do Paraná com mais de 800 escolas ocupadas, demonstram a força e pressão dos estudantes frente às ações do Estado. Os jovens estão mostrando ao país e ao mundo a capacidade que eles possuem de se apropriar do espaço público e de buscar direitos fundamentais à uma vida digna. Manifestações como as que ocorrem por meio de ocupações nos apresentam sentidos peculiares da ação do povo quando o Estado passa a agir através de noções opressoras e desleais para com a sociedade. A democracia se constitui justamente deste tipo de movimento, deste tipo de contra-hegemonia. E eu acredito veementemente que podemos vencer essa, aliás, somos vencedores a cada dia de resistência, perseverança e luta. 

Não é segredo que estou profundamente angustiado com toda essa situação. Perceber que vivemos em um governo "democrático" que realiza aumentos para o setor judiciário, permanece com as, extremamente, desnecessárias regalias dos parlamentares, e que dissemina ideologias opressoras que prejudicam minorias sociais assiduamente.

Vote contra a PEC 55 (Imagem: Reprodução / Sintef-GO).
Recentemente um jovem foi assassinado pelo próprio pai na cidade em que estudo, Goiânia. O pai era contra o envolvimento do jovem com o movimento de ocupação da Universidade Federal de Goiás. Eles brigaram, resultando em uma fatalidade cruel. Mais uma vítima da ausência de humanidade nas pessoas. E o pior, não foi a PM a protagonista desta morte, mas sim, o próprio pai.

O dia sempre é o hoje. Que possamos lutar como nunca pensamos que lutaríamos. Que a resistência se permaneça. E que haja sempre voz para gritar e defender os nossos direitos.


Por Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...