terça-feira, 1 de novembro de 2016

Diário de Graduação - O meu primeiro semestre: bem-vindo à comunicação, Lucas Afonso


Contempla-se no olhar a intensa e vívida felicidade. Felicidade daquele que sonhou um dia estar em uma universidade federal. Alegria daquele que tirava muitos momentos para refletir e pensar na possibilidade de um futuro condizente com os seus devaneios. A satisfação em estar fazendo algo que acredita ser bom, tanto para si, quanto, principalmente, para os outros. O orgulho de poder conviver com pessoas maravilhosas, familiares e amigos, que acreditaram e acreditam em seu potencial. Sabe-se que este ser agora respira paz e acredita em seu futuro. Acredita, que com suas pequenas atitudes e escolhas pode se engajar na busca por um mundo melhor.


Outubro de 2015 - A porta de entrada

A alegria estampada no rosto pela aprovação.
Era um sábado. O primeiro dia em que iria confiar em todos métodos de estudos utilizados para realizar da melhor maneira possível o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conhecido por sua grande relevância aos que almejam uma vaga em universidade pública ou mesmo uma bolsa para uma instituição privada. Havia pensado muito a respeito do meu comportamento e situação psicológica nos dias das provas. Como no segundo ano do Ensino Médio havia ficado bastante nervoso, minha intenção aquele ano, o grande ano, era me comportar diferente comigo mesmo. A paz instaurada dentro de mim foi, ao meu ver, algo extremamente importante para atingir os resultados que alcancei com a prova. Sim, os dois dias de exame foram maravilhosos para mim. Estava em paz comigo mesmo, não com autoconfiança elevada, todavia, controlada e coerente com a determinação e empenho que exerci ao longo dos meses estudando para o ENEM.

Janeiro de 2016 - A emoção pela colheita dos esforços

Após chegar de um festival de música sertaneja em Caldas Novas, o tão esperado dia do resultado ser publicado, chegou. 18 de janeiro de 2016, a tela do celular apresentava aquilo que para mim foi tanto refletido e desejado. O curso de jornalismo em uma universidade pública federal se aproximava e a concretização deste grandioso sonho passava pela minha cabeça sem ao menos eu compreender o real sentido daquilo tudo. Compartilhar essa alegria às pessoas próximas era inevitável, e o melhor, vê-las felizes e contentes com minha situação foi muito importante para mim. O apoio de conhecidos, amigos e familiares se torna algo motivador. Uma nova fase da minha vida estava por vir. Novos desafios, novas vivências, novas pessoas. Será que formarei amizades? O que acontecerá com os laços que havia formado no Ensino Médio? Este curso seria realmente o que estava pensando, aquele em que pensei tanto sobre como parte essencial à minha vida?

Inicia-se uma nova turma, a turma da minha graduação, de número 50, de vários rostos e peculiaridades.

Março de 2016 - O primeiro dia


Dia em que pude conhecer este maravilhoso mundo d@s transsexuais.
Esta roda de conversa fez parte da semana dos calouros, especialmente
preparada por noss@s lin@os e meig@s veteran@s.
Último dia do terceiro mês do ano, primeiro dia do primeiro mês de uma quantidade ainda não exata de anos. Nos dois meses que separaram o dia do resultado com o primeiro dia na universidade foram de muita,  muita e muita ansiedade para mim. Havia conhecido no dia da matrícula e pela internet alguns veteranos que puderam sanar muitas das minhas inquetações. Este dia foi incrível, conheci melhor o lugar que estudaria a minha graduação - e que lugar! -, conheci veteranos e professores,  e também, pelo menos de vista, os meus colegas.

Abril de 2016 - Bem-vindo à comunicação

O primeiro mês de graduação proporcionou em minha vida grandes descobertas. Estava me concretizando como um ser humano, em alguns aspectos, diferente do que eu era. O espaço da universidade me mostrou lados em que não era de meu conhecimento. Tornei-me uma pessoa mais sensível e crítica quanto a uma série de variáveis que se permeiam em nossa sociedade. Foi tempo também de adquirir os primeiros conhecimentos sobre aquilo que estava escolhendo como profissão. Tempo de começar a perceber sutilezas e benefícios que o processo de comunicação social causa na minha vida e na de outras pessoas mais.

Pessoas que marcaram este período de novidades em minha vida.
Estudaria neste primeiro semestre cerca de seis disciplinas: Introdução ao Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos, Produção de Texto Jornalístico I, História do Jornalismo, Estudos da Imagem e Língua Portuguesa. Conteúdos diversos, mas essenciais para me nortear em meio ao curso e que contribuem muito para o processo de aprendizado em que o estudante de jornalismo é submetido. E foram a parir dessas matérias que minhas primeiras produções saíram. E o melhor disso tudo? Estava gostando.

Maio de 2016 - Experiências de crescimento da prática e da teoria


Primeiro programa de WebTV exibido AO VIVO com sucesso.
Foi uma experiência maravilhosa.
Maio com certeza foi um mês em tanto neste primeiro período do curso. Participei do primeiro congresso de comunicação, o Intercom Centro-Oeste. Experiências maravilhosas em três dias de evento, muitos bons profissionais que passaram conhecimentos importantíssimos em discussões pertinentes atreladas às relações da sociedade. Um congresso para pessoas relacionadas à comunicação, porém, em que a participação de pessoas de áreas diversas seria interessante, pois, os assuntos abordados relacionavam questões relacionados a todos de alguma forma

Também, no mesmo mês, a Jornada Magnífica, foi um evento ocorrido na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás - onde estudo -, que impulsionou em mim gostos dos quais não achava que se interessaria. Neste evento produzimos programas de WebTV e de Rádio, os nossos primeiros de muitos - espero -, que apesar de terem envolvido bastante nevosismo e ansiedade, foram importantíssimos para o início de nosso crescimento na faculdade.

Junho de 2016 - Produções


Uma grande e lindíssima companheira e amiga que
o jornalismo me apresentou, Andressa Oliveira.
As atividades avaliativas já estavam presentes em nossa realidade. Algumas mais difíceis e complexas, outras nem tanto. Início da produção de um artigo científico, uma crônica coletiva, seminários e muitas notícias. Minha paixão pela comunicação e pelo jornalismo se aflorava ainda mais e se fundamentava em minha essência. Começava a receber elogios de estar feliz a todo o momento, e sim, estava e estou muito feliz com minha escolha.

Julho de 2016 - Mês das confirmações

Mês em que todos já estavam de férias, mas, nós estudávamos devido à última greve. Mês também, das últimas avaliações, provas e trabalhos que testavam meus conhecimentos em comunicação, que ao final surtiram em um bom resultado - fiquei muito feliz por isso -. Julho foi um mês maravilhoso na faculdade, foi quando de fato confirmei a mim mesmo minha alegria em estar fazendo parte dessa família, deste ramo, de poder ser parte de uma função muito relevante à sociedade.

Descobri de fato o meu lado humanas.
Pessoas muito especiais passaram a conviver
comigo. Lembranças e bons momentos,
já guardados nas memórias,
Os vínculos que construí ao longo desses poucos meses foram essenciais para dar continuidade a minha assídua alegria, da qual muitos de meus amigos sempre mencionam. Realmente não pensava que iria formar belos laços de amizades logo assim de cara. Em um mês de convivência já havia ganhado minha primeira comemoração de aniversário surpresa na faculdade em que estudo, com direito a drama e atuação de uma amiga minha que me enganou muito bem. Pessoas maravilhosas, cada uma com sua peculiaridade me fisgou, e já, com certeza, conquistou um lugar no meu coração e em minhas memórias.

Sou muito grato por todxs que me ajudaram em todo o período de estudos pré-faculdade, professores e colegas importantíssimos para a construção deste conhecimento. Sou muito grato pelos meus amigos que me ajudaram e me apoiaram sempre. Sou muito grato pelos meus pais e meu irmão que nunca desistiram de mim e sempre me incentivaram a estudar, a batalhar em busca da realização de meus sonhos. Estou muitíssimo feliz com tudo isso. Desde que comecei a fazer jornalismo sou um Lucas Afonso diferente, mais aberto às dissonâncias, crítico, perspicaz. Sou um outro, que busca sempre pela harmonia e pela percepção das sutilezas presentes na realidade.

Bom pessoal, isso foi um pouquinho do que vivi neste início da minha vida universitária. Espero que tenham gostado, aguardo os comentários no post. Agradeço a leitura de todxs! Abraços...

Por Lucas Afonso de Souza.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...